Criança, de 7 anos, está entre as vítimas da Ômicron em Araraquara








Por meio de testagem e sequenciamento genético, realizado semanalmente em parceria com o laboratório da Unesp de Botucatu, a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, nessa quarta-feira (22), a identificação de três casos da variante Ômicron em pacientes positivados para Covid-19 em Araraquara. Porém, o comunicado ressalta que não há confirmação de contaminação comunitária no município.

Segundo o anúncio, os três pacientes não apresentaram sintomas graves, não havendo necessidade de internação, e todos já saíram do isolamento. São dois homens, ambos vacinados com duas doses, um de 26 e outro de 52 anos, e uma criança de 7 anos.

De acordo com as equipes de rastreamento da Vigilância Epidemiológica, o homem de 26 anos reside na cidade de São Paulo, mas costuma passar os fins de semana com a família, em Araraquara.

O outro, de 52 anos, mora em Araraquara, mas esteve em um evento em Ribeirão Preto, dias antes de ter sintomas leves da Covid-19 e ter seu caso positivado por exame PRC.

Em relação à criança de 7 anos, está sendo concluído o rastreamento para se saber onde pode ter ocorrido a contaminação. A família também ficou em isolamento e todos estão assintomáticos.

Alerta Máximo e Vacinação

A Prefeitura reforça, como medida de prevenção e controle frente à nova variante, que as pessoas continuem se vacinando contra a Covid-19, incluindo a dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos e os demais grupos atendidos.

Também devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras e a ventilação natural de ambientes.

Sequenciamento Continua

Os casos confirmados de Covid-19 continuarão sendo sequenciados, assim como o rastreamento, bloqueio e isolamento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos.