Edna Martins toma posse no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo

 






O Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, promoveu na última quarta-feira (8) a cerimônia de posse dos novos membros do colegiado para a gestão 2021-2025. Entre as novas conselheiras está a presidente do PSDB-Mulher de São Paulo e coordenadora de Políticas para a Mulher do estado, Edna Martins.

O colegiado tem como atribuições formular diretrizes e promover atividades que visam a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.

As conselheiras também são responsáveis por assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de governo nos âmbitos federal, estadual e municipal em questões relativas à mulher, tendo como objetivo defender os seus direitos e interesses, além de desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre a problemática da mulher.

São 21 representantes da sociedade civil, escolhidas por meio de processo seletivo, e 11 do poder público, indicadas pelas secretarias e órgãos com assento no Conselho. Para compor o colegiado é necessário comprovar uma atuação mínima de quatro anos em ações de articulação, proposição e acompanhamento de políticas públicas para mulheres no combate à violência de gênero, promoção da equidade ou defesa dos direitos da mulher.

Medalha Ruth Cardoso

Na ocasião, Edna Martins também recebeu a Medalha Ruth Cardoso, homenagem concedida em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos da mulher.

“Estou muito emocionada em receber a medalha Ruth Cardoso. Ruth, assim como eu, era de Araraquara, e desde cedo aprendi a admirá-la. Grande mulher que honrou a todas por onde passou, ressignificou o papel de primeira dama e lutou por igualdade de maneira extraordinária. Hoje, ao receber essa medalha, assumo o compromisso de honrar qualquer espaço que ocupar lutando pela igualdade de direitos de todas as mulheres”, destacou a tucana.