Governo gastou quase R$ 150 mi em viagens sigilosas em 2021

 




Ao longo de 2021, pelo menos uma de cada quatro viagens a serviço pagas pelo governo federal foi feita de forma sigilosa. De acordo com informações fornecidas pelo Portal da Transparência, foram R$ 146,1 milhões em quase 75,9 mil viagens que precisaram ser mantidas sem a divulgação de dados sensíveis. Segundo o governo, as informações são mantidas em sigilo por questões de seguranças e os deslocamentos são fundamentais para o combate ao crime organizado.

O valor gasto com essas viagens corresponde a 26,4% do total que o governo federal usou dos cofres públicos neste ano com viagens a serviço. O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) foi o responsável por todas as viagens mantidas sob sigilo. Segundo o Portal da Transparência, a maioria das viagens feitas em 2021 por órgãos subordinados ao MJSP é tratada sob sigilo. 

Em resposta ao R7, a assessoria de imprensa do MJSP explicou que as viagens foram feitas a trabalho por servidores das polícias Federal, Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional.

Segundo a pasta, “dados sobre quantitativo, distribuição, localização e mobilização de servidores dos órgãos citados são protegidos por sigilo, por contar com informações sensíveis que podem comprometer operações policiais ou expor atividades de inteligência, fiscalizações e outros trabalhos policiais”.

De acordo com o ministério, o sigilo é com base no artigo da Lei de Acesso à Informação que trata sobre a classificação da informação quanto ao grau e prazos. Segundo a norma, são consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam, por exemplo, comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações.

Fonte:R7