Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha reabre para o público

 




O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha voltou a atender ao público nessa quarta-feira (1) das 7h às 11h de segunda a sexta-feira. O espaço, que tem entrada gratuita, fica no complexo do Estádio da Fonte Luminosa e funciona com horário agendado e com apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19.Os interessados podem ligar ou enviar um WhatsApp para o número: (16) 9 9701/6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br.

Museu

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, contém o acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, que contém mais de 10.000 fotos, entre elas do time da Ferroviária, Esporte Amador e de Clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol.

Falecido em 19/11/2014, não chegou a ver a Ferroviária retornar para a primeira divisão do Paulistão em 2015 e nem o seu Museu ser inaugurado. O mesmo é de responsabilidade da Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. E tem apoio cultural mensal do Clube Araraquarense, Garrido. Assessoria Contábil e do Poeta Afeano Antônio Carneiro Bellier que ajuda na manutenção do Museu e do grupo Filhos do Paschoal.

Até o ano de 2013 a festa de aniversário das Reminiscências Esportivas foi realizada e, depois em 2017, retornou com a Torcida Coração Grená fazendo a mesma e comemorando seu aniversário de 27 anos.

Em outubro de 2017, foi criado o grupo ‘Filhos do Paschoal’ por seus filhos, Artur e César, e pelo amigo dele e da família, Rodrigo Coutinho Soró Sossolote e suas respectivas companheiras Isabel, Josy e Gilda e com a participação da Sra. Rosmary, esposa do Paschoal que faleceu em dezembro de 2020, vítima de complicações da Covid-19, que deu vida ao Museu juntamente com a Torcida Organizada Afeganistão, promovendo festas, encontros, Pós e pré-jogos da Ferroviária e Campanhas de Natal e da Páscoa Solidária.

Em 2018 e 2019 foi comemorado no MRE Paschoal Gonçalves da Rocha, os aniversários de 38 e 39 anos das Reminiscências Esportivas e revivendo as memoráveis festas do saudoso torcedor e premiando os melhores do esporte e torcedores e convidados com a realização do Programa do Quintal ao Municipal com Teroca e Tecão e No Mundo da Música com Gê Negão (In memorian) ao vivo pela Rádio Uniara FM 100,1.Em 2020 no dia 25 de maio era para ter sido comemorado o aniversário de 40 anos no Clube Araraquarense mas devido a pandemia do Coronavírus foi suspenso.

O site www.filhosdopaschoal.com.br desde 02/12/2018 está no ar com tudo sobre Ferroviária, esportes e a vida do torcedor. Fechado desde março de 2020 devido à pandemia do Coronavírus, de setembro a dezembro do mesmo ano teve como gestor Rodrigo Soró que organizou o local e ativou diversas exposições.

Exposições com doações de itens ao Museu como os Troféus da LIBA (Bocha), Camisas de atletas, torcedores e da Ferroviária, além do jornalista Wilson Silveira Luiz, da Exposição Lembranças com Pé no Chão que retrata o futebol amador de Araraquara realizado pela Revista Comércio e Indústria, RCI Araraquara, de jornais da Torcida Coração Grená, de Troféus do Grêmio Nestle Araraquara e do esportista Adriano Janke.

Recentemente a Ótica Lupo doou a placa da mesa Bazzani, do antigo Bar Cazuzás e a Rede Drogaven, todos os seus troféus que patrocinou equipes de Araraquara e região, além do terno do jogador Maurinho que era do Paulista e jogou o Mundial de Futebol em 1954 que foi doado pela Família, além de poemas do Poeta Afeano Antonio Carneiro Béllier e Exposições dos esportes: Futsal, Vôlei masculino e feminino, Basquete masculino e feminino e Futebol feminino.

O espaço fica aberto até a sexta-feira (17/12) e depois entra em recesso pela Prefeitura Municipal, mas em janeiro retorna com os Torneios Esportivos de Verão.