Sesi Araraquara apresenta novo treinador para a temporada 2022

 





João Camargo assume o time de basquete feminino que conquistou o título paulista
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (09) no ginásio do Sesi da Vila Xavier, a equipe de basquete feminino do Sesi Araraquara apresentou João Camargo como novo técnico para as competições que serão disputadas na temporada 2022.
João Almeida Camargo Neto tem 60 anos e possui experiência nas categorias de base da Seleção Brasileira Feminina de Basquete. Em 2021 ele comandou o Blumenau na campanha que resultou no vice-campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF), fato que o levou a ser eleito o melhor técnico da competição nacional.
João Camargo terá a missão de comandar a equipe na LBF, competição que reúne as maiores equipes do Brasil, com início previsto para 8 de março. Outra competição que integra o calendário é o Campeonato Paulista, que foi conquistado pelo time araraquarense no último dia 1º de dezembro com vitória na final sobre o Santo André. O título estadual veio sob o comando do técnico interino Fábio Appolinário, que retorna agora à função de auxiliar técnico.
Em seu discurso de apresentação, o treinador se mostrou motivado para o novo trabalho. "Só tenho a agradecer a confiança de todos da diretoria do Sesi Araraquara. O que me motivou a aceitar esse desafio e vir para cá é que o projeto do Sesi é muito forte e o meu propósito é fortalecer ainda mais. Tenho que parabenizar a todos pela conquista heróica do Campeonato Paulista. Algumas pessoas me disseram que é uma responsabilidade assumir a equipe após esse título, mas eu vejo como um privilégio. Tenho certeza de que eu e o Fábio vamos trocar muito conhecimento e vamos dividir e multiplicar experiências em prol da equipe", explicou João, que vai conciliar o trabalho na Seleção Brasileira com o time de Araraquara.
O treinador esteve no Ginásio do Sesi em janeiro com a Seleção Brasileira Sub-19, que treinou em Araraquara, por isso elogiou a estrutura da cidade. "Na ocasião, eu comentei que o sonho de qualquer técnico é trabalhar em um local como esse em uma cidade maravilhosa como Araraquara. E mal sabia eu que estaria hoje falando como técnico da equipe de Araraquara. A estrutura que a Prefeitura oferece, na pessoa do Edinho, que é uma pessoa que é vinculada ao esporte, é muito importante. É um prefeito que apoia incessantemente o esporte, isso nos dá segurança, tranquilidade e fortalece cada vez mais o trabalho com essa parceria", comentou.
Currículo do novo técnico
Formado em Educação Física e com pós-graduação pela Universidade Regional de Blumenau-SC (FURB), ele exerce a função de professor de educação física há 38 anos e técnico de basquete há 36. Como atleta, foi campeão juvenil brasileiro pelo Palmeiras (1989), time pelo qual também foi bicampeão Paulista (1988/1989) e tricampeão Estadual (1987, 1988 e 1989), além de cinco títulos estaduais de Santa Catarina (1981, 1984, 1985, 1989 e 1990).
Entre suas principais conquistas como treinador estão títulos nacionais e estaduais de categorias de base. Foi assistente técnico da Seleção Brasileira adulta no vice-campeonato Sul-Americano de 2018 e no Pan-Americano de 2019, além da 3ª colocação na America Cup de 2019 e de 2021. Foi o técnico da Seleção Brasileira Sub-17 que foi vice-campeã Sul-Americana na Colômbia.