Centro de Autismo de Araraquara precisa de ampliação para aumentar atendimentos

 





O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), recebeu em seu gabinete, na tarde de terça (4), Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, para ouvir sobre as atividades, os projetos e as necessidades da instituição. 

A gestora falou sobre o trabalho do centro, que é referência para todo o estado de São Paulo. Segundo ela, mesmo com a alta demanda, as atividades desenvolvidas com as crianças resultam em apoio e inserção na sociedade. O Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara ganhou mais funcionários, proporcionando mais qualidade no acolhimento. Com grande procura e uma fila de pedidos de atendimento, ela gostaria de ter mais espaço físico. “Apesar de utilizarmos o Centro de Reabilitação, que fica imediatamente ao lado, enfrentamos problemas com as crianças. Ótimo seria se conseguíssemos mais três salas para abrigar mais crianças autistas no nosso espaço”, disse Karina. 

Outro ponto importante ressaltado pela gestora foi o trabalho com os pais e cuidadores, que são capacitados para dar continuidade em casa ao tratamento terapêutico das crianças. A capacitação é um acalanto para as famílias e, segundo ela, “quando percebem que dão conta de tudo é maravilhoso. É a construção em conjunto e uma estratégia que alcança ótimos resultados”, disse, apontando que a tríade clínica/família/escola é primordial para o sucesso do acompanhamento das crianças e adolescentes e que a parceria com a Secretaria da Educação é muito forte. 

A pedido de Boi, Karina trouxe um documento citando a importância do esporte para pessoas com autismo. “Eu pedi para que ela me posicionasse sobre a prática esportiva, pois acredito que o esporte pode ter um papel fundamental para o desenvolvimento de pessoas com autismo”, apontou Boi. 

Ele foi informado de que, de acordo com especialistas, estudos mostram que a prática de exercícios auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, na redução de comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação e agressividade em autistas. As atividades esportivas contribuem para a inclusão, proporcionando evolução cognitiva e do condicionamento físico das crianças.  

“Com base nessas informações, vou marcar um encontro entre os responsáveis pelo Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, a secretária de Esportes e Lazer e a secretária de Cultura para a elaboração de um projeto para levar em frente essa iniciativa. Assim, viria a somar, pois as crianças fariam outras atividades, além da terapia diária. E vou abordar esses assuntos diretamente com o prefeito”, ressaltou Boi. 

Ao final da reunião, a gestora disse que os serviços do centro estão caminhando muito bem, sendo citados, inclusive, em Londres, em sua participação em uma palestra online sobre autismo. A questão da segurança também foi levantada, quando pediu a instalação de portão eletrônico com interfone, visando maior controle sobre entrada e saída. 

De imediato, Boi encaminhou a Indicação nº 75/2022 ao Executivo, solicitando a instalação do equipamento.