Detran.SP divulga novo calendário do licenciamento anual obrigatório de 2022

 




O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou um novo cronograma do licenciamento anual obrigatório a partir de 2022. O calendário foi estabelecido com base no final da placa dos veículos e tem início a partir de julho.

Os donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 são os primeiros a terem que regularizar a documentação, com prazo de 1 de julho até o dia 31 do mesmo mês. O calendário vai de julho a dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro.

A mudança vem ao encontro do aumento no número de parcelas no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022, que teve estendido o prazo de pagamento, de três para cinco parcelas começando em fevereiro.

“Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA” explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento.

Já o DPVAT, assim como ocorreu em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro, conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados)


Fonte: O LIBERAL