‘Nossas cooperativas de motoristas de transporte por aplicativos já são uma realidade’, destaca Edinho

 





O prefeito Edinho, secretários e coordenadores municipais se reuniram nesta quinta-feira (27) com motoristas que integram a Coomappa (Cooperativa dos Motoristas de Aplicativos de Araraquara) e a Morada Express (Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara), cooperativas que foram criadas com o apoio da Prefeitura.

No Terminal Rodoviário de Araraquara, os cooperados e a equipe de governo visitaram salas e outros espaços onde, em breve, as cooperativas terão as suas sedes, abrigando os motoristas de veículos e de motocicletas. As sedes terão internet rápida e toda a infraestrutura necessária para que os trabalhadores possam exercer as suas funções.

A Coomappa lançou neste ano seu app próprio, chamado Bibi Mob, o primeiro aplicativo de transporte privado urbano exclusivamente de Araraquara, fruto da organização das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O aplicativo, que está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS), já conta com 270 motoristas e 7 mil passageiros cadastrados. Mais de 5 mil corridas já foram realizadas por meio do aplicativo.

“O diferencial do Bibi Mob é retornar mais de 90% do valor da corrida para os motoristas, índice muito acima do praticado por outros aplicativos. O restante será utilizado para fazer a gestão da cooperativa. É uma iniciativa que está dando certo e que será referência nacional. Vamos continuar apoiando e dando todo o suporte às nossas cooperativas”, destaca o prefeito Edinho.

A Coomappa e a Morada Express têm o apoio da IPECS (Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária) e da CETECS (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária). As cooperativas surgiram após diversas reuniões entre motoristas de aplicativos de Araraquara, que se juntaram para buscar alternativas para os problemas enfrentados pelo setor, entre eles a falta de reajuste no repasse das grandes plataformas.

Estiveram na visita também o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Ernesto Velosa; a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a presidente da Coomappa, Kátia Cristina Anello; entre outros motoristas que integram as cooperativas.