Vacinação infantil segue normalmente em Araraquara

 





A suspensão da vacinação infantil na cidade de Lençóis Paulista nesta quarta-feira (19), após uma criança de 10 anos supostamente sofrer uma parada cardíaca, não interfere na vacinação de crianças no Estado de São Paulo. 

Segundo familiares, a criança tinha asma e teve alterações no batimento cardíaco 12 horas após tomar a vacina da Pfizer. Ela foi encaminhada para um hospital particular em Botucatu e permanecerá em observação. Seu quadro é estável e ela está consciente. 

A Secretaria do Estado da Saúde publicou uma nota enfatizando que é precipitado e irresponsável afirmar que o caso do município está associado à vacinação. 

"Na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante", frisou a nota. 

A pasta reforçou que todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por covid-19. 

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) está acompanhando e analisará o caso de Lençóis Paulista. O CVE informou que todos os casos de eventos adversos são analisados por uma comissão de especialistas antes de qualquer confirmação. 


ARARAQUARA 
Em Araraquara, a vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos segue normalmente. "Aqui não deve mudar a vacinação infantil. Temos nota da secretária estadual que o caso está sendo investigado", comentou a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain. 

Em nota oficial, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Lençóis Paulista reiterou que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. 

A Secretaria de Saúde está solicitando autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada. 

A vacinação infantil está suspensa por sete dias em Lençóis Paulista.