Conflito matou 210 ucranianos, diz Embaixada da Ucrânia no Brasil

 



A invasão russa à Ucrânia deixou um saldo de 210 mortos até o momento, inclusive crianças, segundo a Embaixada da Ucrânia no Brasil. Em entrevista neste domingo (27), perto do meio-dia, o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, atualizou os números. Leia abaixo os principais trechos da entrevista. 

Mortes

"As informações do ministério da Saúde da Ucrânia são de 210 pessoas mortas, crianças inclusive. Mais de 1.100 pessoas feridas no país. Na capital, Kiev, foram mortos seis civis, sendo uma criança e 14 soldados militares e de defesa territorial, há 71 pessoas feridas, entre elas 25 civis. Entre eles estão as vítimas do ataque de ontem contra o hospital, houve a morte de uma criança e quatro pessoas ficaram feridas". 

Cerco a Kiev 

"A nossa capital está sofrendo ataques aéreos, as pessoas estão passando a noite em abrigos antiaéreos. [Os russos] continuam nas proximidades da capital, na mesma posição. Eles estão sofrendo perdas pesadas, por isso estamos preocupados com entrada de outro país, como Belarus, em apoio às tropas russas". 

Ciberataques

"Nesses últimos quatro dias todos os sites do governo estão sofrendo ataques. Estamos sofrendo ataques cibernéticos massivos e nesse momento estamos sem funcionando. O melhor canal de comunicação com a Embaixada é a nossa página no Facebook". 

Protestos na Rússia e ajuda humanitária

"A população russa condena decisão insana do presidente da Rússia, com protestos em várias cidades russas. No momento estamos precisando de assistência humanitária, pedimos que entrem em contato pelas redes sociais, nossos canais oficiais não estão funcionanado pelos ataques cibernéticos".

Negociações

"A Ucrânia está disposta a negociar. Por isso precisamos que as negocições levem em conta a posição da Ucrânia. Não aceitamos ultimatos, apenas negociações completas. Segundo a mídia, as partes estão tratando em se encontrar na fronteira, da Belarus com Ucrânia em um ponto da fronteira". 

Resistência

"Vamos continuar lutando,  e estamos lutando pelas valores democráticos e pelo sistema de segurança que foi criados após a segunda guerra mundial. É uma ameaça à ordem mundial e não somente à Ucrânia". 

Sobre posição do Brasil e demais países

"O Brasil apoiou a resolução no Conselho de Segurança e esperamos que o Brasil continue apoiando. Esperamos que sanções continuem se levantando e que o Conselho de Segurança mande resolução para Assembleia Geral da ONU com apelo de cessar-fogo imediato e retirada das tropas". 

Fonte>R7