Abrigo de idosos é interditado após acusação de supostos maus-tratos em Descalvado





Um notícia veiculada no site Descalvado Agora na manhã desta sexta-feira, 1, dá conta que um abrigo de idosos em Descalvado teria sido interditado no início de quinta-feira, 31, acusado de suposto maus-tratos aos seus internos.

Vídeos recebidos por aquele órgão de imprensa virtual estariam mostrando idosos da instituição de longa permanência (homens e mulheres), seminus ou completamente nus, deitados no chão ou em finos colchões, supostamente desnutridos, entre as próprias fezes.


De acordo com o site, uma denunciante teria encaminhado farto material. Além de vídeos, fotos dos idosos que estariam abandonados no interior do prédio, em forma de humilhação e degradação humana.


IDOSO DOENTE


Em um dos vídeos encaminhado pela denunciante dá conta que uma possível cuidadora fica com receio de cuidar de um idoso que estaria com o abdômen inchado, aparentando um problema urinário. Em outro vídeo, um interno que parece estar acometido de AVC, está no chão, sem nenhum tipo de cuidado.


A série denúncias não para por ai. Segundo a pessoa, uma interna teria falecido no período da manhã e o seu corpo ficou abandonado no chão até às 18h do mesmo dia.


PREFEITURA E MP NO CASO


A denunciante além de fazer a denúncia na imprensa, procurou o Ministério Público, que determinou que a Prefeitura Municipal de Descalvado compusesse uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, profissionais da rede de atendimento e assistência social, dentre outros e realizasse um vistoria na entidade, sem prévia comunicação, com o objetivo de comprovar as denúncias. A força tarefa teve início às 7h desta sexta-feira, 1


BO NA POLÍCIA


O caso de maus-tratos ganhou repercussão e um boletim de ocorrência foi feito nesta quinta-feira, 31, na Delegacia de Polícia de Descalvado, onde a denunciante de 34 anos afirmou ter trabalhado por quatro anos no abrigo de idosos localizado na vicinal Descalvado/Pirassununga, teria presenciado tais maus tratos.


Garante que os internos ficavam com as fraldas sujas, jogados no chão, em cima de fezes de cachorro, além da alimentação estar mal armazenadas e impróprias para o consumo, já que algumas acumulavam bichos. Na oportunidade ela teria deixado imagens com as autoridades policiais.