Angra e Paraty correm risco de sofrer deslizamentos nesta segunda-feira

 




Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) fala em possibilidade de inundação, alagamento e deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na tarde deste domingo (3/4), alertas para eventos hidrológicos graves no Rio de Janeiro, estado que vem sofrendo a implacável ação das chuvas em cidades como Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty. As previsão são para segunda-feira (4/4). As informações são do Metrópoles.

Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

Segundo informado pelo orgão federal, a possibilidade é considerada alta para inundações, enxurradas e alagamentos no Vale do Paraíba e região metropolitana do Rio de Janeiro (incluindo Petrópolis) e o sul fluminense. Pela previsão de continuidade das chuvas, o relevo da região e os córregos canalizados podem agravar os riscos.

A probabilidade de deslizamento de terra é tida como muito alta “na região sul fluminense, com destaque para os municípios de Angra dos Reis e Paraty”. As intensas precipitações durante o fim de semana, “associadas à alta suscetibilidade destes locais, pode favorecer a ocorrência de deslizamentos induzidos generalizados e também deslizamentos em encostas naturais”, explica o Cemaden.

A região metropolitana do Rio de Janeiro e o litoral norte de São Paulo também estão em alerta alto para deslizamentos durante a segunda-feira. Além de problemas no Sudeste, a Região Nordeste pode enfrentar incidentes. Há alta possibilidade de inundações no leste maranhense e norte piauiense, uma vez que a Bacia do rio Parnaíba se encontra “acima da cota de alerta em alguns municípios”.