Integra Inter espera 22 mil pessoas neste fim de semana no CEAR

 




O Integra Inter espera receber ao menos 22 mil pessoas, neste final de semana, em Araraquara. A expectativa é que o evento movimente ao menos 70 setores da economia local, principalmente, bares, restaurantes e a rede hoteleira.

A festa será realizada no Centro de Eventos de Araraquara (CEAR), no sábado (9) e domingo (10). O evento é considerado um "esquenta" para os jogos universitários que costumam acontecer em novembro, mas que ainda não têm definição de data e local.

O presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos, Manoel de Araújo Sobrinho, projeta que cada estudante deixe na cidade, em média, entre R$500 e R$1mil, com alimentação, bebida, hospedagem e compras no comércio.

"Aqui não só festejam, realizam congregação social e esportiva, mas, nos deixam recursos. Vários estudos mostram que essas atividades movimentam 70 atividades econômicas, desde o posto de gasolina, hotel, restaurante, que são os primeiros impactados, mas, também toda cadeia de serviços, da mais simples a mais complexa", detalha.

O presidente do sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores), Willian Jorge Molina Gil, pontua que este tipo de evento é positivo, mas, que não afeta diretamente todos os empresários no ramo de alimentação.

"Os estabelecimentos mais próximos ao evento são os mais beneficiados, não afeta toda categoria. Mas sempre é bom, tudo ajuda [principalmente, neste momento de retomada econômica]", avalia.

Vinícius Coelho, um dos organizadores do evento, explica que Araraquara está bem localizada no centro do estado e oferece estrutura para a realização da festa. "Para gente a localização é muito boa, fica no meio [do estado], perto para todo mundo conseguir vir", diz.

"É uma cidade boa, bem próspera, a gente tem um bom espaço e por ter um público universitário muito forte", completa.

O presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos destaca que a cidade tem se fortalecido nos últimos anos, como destino do turismo de negócios e eventos, principalmente, por conta do complexo do CEAR.

"Eles [estudantes] passam o dia se reunindo e depois fazem shows, eventos. Então, se você não tem um equipamento bem localizado, como o CEAR, que tenha essas condições, e se a cidade não tiver uma rede de hotel, de restaurante ou mesmo de estrutura para que possam ser locadas escolas, lugares onde essas pessoas possam não só jogar, mas também acampar, dormir, se hospedar, não teria esse tipo de evento em Araraquara", finaliza.