Saúde inicia neste sábado (30) a vacinação contra o sarampo e contra a gripe de crianças menores de 5 anos

 




Será o Dia D da 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo, que vai imunizar o mesmo público-alvo contra a Influenza. A partir de segunda (2), profissionais da saúde também serão vacinados contra o sarampo

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (30), a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo, em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas. A mobilização, que segue até dia 3 de junho, terá como objetivo a imunização de todas as crianças com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos). Também dentro desta campanha, estará sendo aplicada a vacina contra a Influenza (gripe), neste mesmo público infantil.

 

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira (2), estarão sendo vacinados contra o sarampo os profissionais da saúde; será seletiva, a depender da situação vacinal de cada um.

 

Com a queda na cobertura vacinal – também em virtude da pandemia de Covid-19 – os órgãos de saúde reforçam a importância da imunização contra o sarampo. A doença era considerada erradicada, porém, desde 2018, vêm aparecendo novos casos e o Brasil acabou perdendo a certificação de País livre do sarampo.

 

A imunização contra o sarampo ocorre com a aplicação das doses da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença.   

 

O sarampo é altamente transmissível, podendo causar sérias complicações e evoluir para morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte. Entre os principais sintomas, estão febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. De 3 a 5 dias podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, as quais se espalham pelo corpo.

 

Vale ressaltar que todas as unidades de saúde do município estarão abertas neste sábado somente para vacinar crianças menores de 5 anos contra o sarampo e contra a Influenza.

Essas unidades não estarão aplicando doses dos imunizantes contra a Influenza (gripe) e nem contra a Covid-19 de outras faixas etárias.

 

A vacinação contra a gripe será retomada na segunda-feira, 2 de maio, continuando o atendimento das crianças menores de 5 anos, dos idosos com 60 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde, em todas as unidades de saúde, das 8 às 15 horas.

 

Já a vacinação contra a Covid-19 será feita no sábado, em esquema de plantão, no drive-thru do Cear. Como vem ocorrendo aos sábados, o plantão no Cear é realizado somente para vacinação de adultos (maiores de 18 anos).

 

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, contra a Influenza e contra o sarampo são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

 

 

 

SERVIÇO

 

SÁBADO - 30/04

 

Dia D da 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo e vacinação contra a Influenza (gripe)

 

Público-alvo: Crianças com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos)

 

ONDE: Todas as unidades de Saúde

 

Horários: Das 8 às 16 horas