Adolfo Sachsida assume o Ministério de Minas e Energia após críticas de Bolsonaro a antecessor

 



O Ministério de Minas e Energia amanheceu com mudança em seu comando. O almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (11). Em seu lugar assume Adolfo Sachsida. A troca já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque vinha sendo pressionado desde a última quinta-feira (5), quando o chefe do Executivo reclamou publicamente sobre política de preços da Petrobras, que está ligada à pasta.

"Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro [presidente], da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir."

Durante seu duro pronunciamento, Bolsonaro chegou a afirmar que o lucro obtido pela empresa no primeiro trimestre de 2022 foi "um estupro" e "um absurdo". Entre janeiro e março deste ano, a petroleira apresentou um lucro líquido de R$ 44,5 bilhões, alta de 3.718% em relação ao mesmo intervalo de 2021, quando os ganhos foram de R$ 1,1 bilhão.

Fonte>R7