Alunos das Oficinas Culturais são convidados para participar do “A gente que fez!”

 




Os alunos das Oficinas Culturais Municipais, assim como todas as crianças da cidade e do Estado de S.Paulo com idade entre 9 e 12 anos, estão convidados a participar do Festival “A gente que fez!”. A 2ª edição de “A gente que fez!” será realizada no formato híbrido, com ações e atividades presenciais e on-line, de 12 a 29 de outubro.

O evento é uma iniciativa da Catarsis – Arte para Infância e Juventude (companhia teatral sediada na cidade de Itupeva, que desde 2015, dedica grande parte de sua pesquisa à infância).

O mote pioneiro deste festival é o protagonismo da criança no fazer. Para isso estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para crianças que têm entre 9 e 12 anos e tenham interesse em participar da Comissão de Crianças, um grupo formado por 30 crianças que opinará em todas as etapas de criação e produção do evento; da escolha das atrações até a identidade visual, a questões de acessibilidade e de divulgação.

O trabalho será realizado conjuntamente com profissionais que farão a mediação das ideias e das propostas em cada área: atividades formativas; comunicação visual; divulgação e mídias sociais; atividades artísticas e acessibilidade; rodas de conversa e mediações.

As crianças se dividirão em cinco grupos de trabalho, considerando as áreas específicas e respeitando a vontade de cada uma delas em compor um dos grupos.

A curadoria da programação artística será feita por todos os integrantes da Comissão acompanhados por três profissionais, um de cada linguagem (teatro, música e dança), que desempenharão o papel de mediadores.

Na primeira etapa do processo de curadoria os profissionais conversarão com as crianças sobre critérios relevantes como expressividade dos artistas em cena, distribuição cênica, afinação, ritmo, trilha sonora, iluminação, cenário, figurino, uniformidade do conjunto, clareza da história que está sendo contada, tema escolhido, entre tantos outros. Além disso, antes de fazerem as escolhas dos grupos ou espetáculos inscritos, as crianças terão acesso ao teaser e à sinopse de cada trabalho.

Os encontros virtuais da Comissão de Crianças acontecerão na plataforma Zoom e serão previamente agendados. Estão previstos 18 encontros entre julho e setembro, sendo o primeiro para apresentação e formação dos grupos de trabalho, marcado para o dia 04/07, às 15h30. A duração de cada encontro terá, no máximo, 1h15.

E, os grupos e artistas residentes no Estado de São Paulo interessados em participar, também já podem inscrever seus trabalhos no festival até o dia 10 de julho. Serão aceitos espetáculos de teatro, música e dança voltados ao público infantil, nos formatos presencial ou on-line.

Os chamamentos com informações detalhadas e as fichas de inscrição, tanto para a Comissão de Crianças como para os grupos e artistas profissionais, estão disponíveis no site da Catarsis (www.catarsis.com.br).

O projeto se tornou possível ao ser contemplado pelo edital PROAC Expresso Direto promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo