Câmara Municipal homenageia Sandra Tochio e Marco Delapina

 




Ambos com extensa trajetória de trabalho voluntário na cidade, Sandra Aparecida Barros Tochio e Marco Antônio Delapina foram homenageados, na quinta-feira (9), com os títulos de Cidadã Araraquarense e Honra ao Mérito, respectivamente, pela Câmara Municipal de Araraquara, por indicação do primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Rafael de Angeli (PSDB). O evento aconteceu no Plenário da Casa de Leis e contou com transmissão ao vivo. 

“Esses nomes foram escolhidos no ano passado. Os dois fazem um maravilhoso trabalho social, de caridade, em nosso município e merecem ser reconhecidos e abraçados pela cidade. Então, hoje, essas honrarias glorificam as trajetórias deles e incentivam que a atuação deles floresça ainda mais”, frisou o parlamentar. 

Sandra descreveu a sensação de receber a homenagem. “É muito amor pelo que a gente faz e ser reconhecido por isso não tem preço. Estou aqui emocionada e devo tudo isso as pessoas que confiam no meu trabalho.” Com pensamento compartilhado, Marco Delapina também se emocionou com a honraria. “Eu faço doações, principalmente de alimentos, às pessoas mais necessitadas, mas eu não faço sozinho, são muitos os que me ajudam. Por isso, a emoção é ainda maior e mais valiosa.” 

A presidente do Fundo do Social de Solidariedade, Cidinha Silva, representou o Executivo na solenidade e reconheceu a relevância das homenagens. “Foi brilhante a iniciativa de entregar essas honrarias a duas pessoas ímpares da nossa cidade. A Sandra e o Marco são pura alegria e amor.” 

Serviços voluntários dos homenageados 

Influenciado pelos ensinamentos da Igreja Católica, Marco Antônio Delapina realiza arrecadação e doação de alimentos, produtos de higiene, roupas e outros itens para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também já ministrou aulas de violão para crianças carentes, realizou peças de teatro solidárias e deu início, com um grupo de jovens, à encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O músico realizou ainda vários encontros para a juventude com temas sobre namoro, noivado, casamento, família, drogas e bebidas alcoólicas. Fez parte do Amor Exigente, para a realização de um Coral com os Dependentes Químicos. Atualmente, uma vez por mês, realiza gratuitamente casamentos para pessoas que não têm condições financeiras e serenatas para arrecadações de alimentos e materiais de higiene para famílias de baixa renda. 

Sandra Aparecida Barros Tochio durante dez anos foi a “Doutora Panaceia”. Hoje, conhecida como “Tia Mala”, atua como palhaça no Lar e Internato Otoniel de Camargo. Fundou o grupo Voluntários Interdependentes Vivendo Amor (VIVA), com quase cem voluntários, que assistem moradores em situação de rua.