IBGE abre 388 vagas para Ribeirão Preto e região

 




As inscrições, por meio do formulário virtual, podem ser feitas até a próxima quarta­-feira (15/6). O interessado deve acessar o portal do IBGE. Não há cobrança de taxa.

O processo seletivo sim­plificado complementar para a contratação temporária de 48.535 recenseadores do Cen­so 2022 foi aberto nesta quin­ta-feira, 9 de junho, pelo Ins­tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas, distribuídas em todas as uni­dades da federação, são desti­nadas a quem tem nível funda­mental completo. 

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

São 388 vagas para Ribei­rão Preto. Na região metropo­litana são 604 vagas em 31 das 34 cidades. Também há postos para Barretos (52), Bebedouro (25), Franca (118), São Joa­quim da Barra (uma) e Taqua­ritinga (uma) – entre outras da macrorregião –, totalizando 801 oportunidades.

As inscrições, por meio do formulário virtual, podem ser feitas até a próxima quarta­-feira (15/6). O interessado deve acessar o portal do IBGE. Não há cobrança de taxa. O coorde­nador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, disse que a seleção será realizada por aná­lise do currículo.

Os candidatos devem pre­encher o formulário com os da­dos relativos à formação, e essa análise de títulos será classifica­tória. Quando forem convoca­dos, eles precisam comprovar a titulação”, explica. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 30 de junho.

Antes do início da coleta do censo, o recenseador pas­sará por um treinamento obri­gatório. O edital recomenda que o profissional tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. Segun­do o IBGE, a principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta.

A remuneração, que se baseia na produção, pode va­riar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Quem quiser ter uma estimativa de quanto pode receber pode consultar o simulador. A duração de con­trato do recenseador está pre­vista para até três meses.

De acordo com o IBGE, o estado com o maior número de vagas é São Paulo. São 18.589 re­censeadores espalhados por 635 municípios, sendo grande parte deles (5.426) na capital paulista. No geral, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no censo. “Des­sas vagas, 183.021 são para re­censeadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realiza­da em abril”, disse.

Haviam sido abertas 735 vagas para Ribeirão Preto – 659 recenseadores, 71 agentes censitários e cinco temporá­rias para agentes censitários de administração e informáti­ca. Segundo o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), respon­sável pelo concurso, são 2.203 vagas para a macrorregião.

Entram nesta conta Franca (342 no total, sendo 311 para recenseador e 31 para agente censitário) e Barretos (125 no total, 112 para a primeira função e 13 para a segunda, respectiva­mente). Somente para a Região Metropolitana de Ribeirão Pre­to, que envolve 34 cidades, são 1.736 oportunidades.

São 1.542 vagas para recen­seador e 189 para agentes cen­sitários, além de cinco novos postos para agentes censitários de administração e informá­tica. Contando com Franca e Barretos (467 empregos tem­porários, somando os dois mu­nicípios e os cargos oferecidos), o IBGE vai contratar 1.965 re­censeadores e 238 agentes censi­tários na macrorregião.

O processo complementar tem o objetivo de contratar pes­soal para as vagas que não foram preenchidas no processo sele­tivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, diz Bruno Malheiros.

O Instituto Brasileiro de Ge­ografia e Estatística informou ainda que as contratações se­rão efetuadas nos termos da lei número 8.745, “que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de ex­cepcional interesse público”.

Orientação sexual

O IBGE informou que não conseguirá incluir no questioná­rio do Censo Demográfico 2022 pergunta sobre orientação sexu­al e identidade de gênero, con­forme determinado pela Justiça Federal. O instituto informou que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) para recorrer da decisão, caso contrário terá que adiar novamente o levan­tamento censitário.

A decisão liminar, concedida pelo juiz Herley da Luz Brasil, da 2ª Vara Federal Cível e Criminal do Acre, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), sob o argumento de que a falta de estatísticas di­ficulta o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+.

As vagas nas cidades da macrorregião de RP
Altinópolis: 04
Barrinha: 05
Batatais:29
Brodowski: 06
Cajuru: 01
Cássia dos Coqueiros: 01
Cravinhos: 20
Dumont: 08
Guariba: 01
Guatapará: 02
Jaboticabal: 13
Jardinópolis: 23
Luís Antônio: 03
Monte Alto: 07
Morro Agudo: 01
Nuporanga: 01
Orlândia: 11
Pitangueiras: 01
Pontal: 11
Pradópolis: 01
Ribeirão Preto: 388
Sales Oliveira: 07
Santa Cruz da Esperança: 01
Santa Rosa de Viterbo: 07
Santo Antônio da Alegria: 01
São Simão: 15
Serra Azul: 04
Serrana:10
Sertãozinho: 20
Taiúva: 01
Taquaral: 01
Total da RMRP: 604

Barretos: 52 *
Bebedouro: 25 *
Franca: 118 *
São Joaquim da Barra: 01 *
Taquaritinga: 01 *
Total geral: 801

* Cidades fora da região metropolitana
Fonte: IBGE