Bady Bassitt-SP registra primeiro caso de varíola dos macacos

 




Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este é o primeiro registro da doença no noroeste paulista. Paciente está isolado, em tratamento domiciliar.

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Bady Bassitt confirmou nesta segunda-feira (18/7), um caso de varíola dos macacos (Monkeypox). É o primeiro caso registrado na região de São José do Rio Preto-SP. As informações são do Gazeta de Rio Preto.

Primeiro caso de varíola dos macacos na região é confirmado em Bady Bassitt | Foto: Reuters/ Dado Ruvic

De acordo com a Coordenadoria, o paciente é um homem, de 33 anos, que viajou recentemente para a Argentina e também para São Paulo.

Após retornar de viagem, ele apresentou sintomas da doença e procurou atendimento médico no Posto de Saúde de Bady Bassitt no dia 12 de julho. Ele foi encaminhado ao Hospital de Base de Rio Preto, onde realizou os exames que confirmaram a doença. 

Ainda segundo a pasta, o homem segue em tratamento domiciliar e está bem. Ele continua sendo monitorado pela equipe de saúde do município. 

Casos no Estado de São Paulo

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo confirmou até o momento 304 casos de varíola dos macacos em todo o Estado. Todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, segundo a pasta. 

O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.

Prevenção contra a Varíola dos macacos 

- Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;
- Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;
- Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;
- Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
- Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Sintomas da Varíola dos macacos

- O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
- Caroço no pescoço, axila e virilhas;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Calafrios;
- Cansaço;
- Dores musculares.