Com a presença do ex-presidente Michel Temer, Marcelo Barbieri é homenageado na Câmara

 




Por José Augusto Chrispim

O ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado federal, Marcelo Barbieri, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito nessa sexta-feira (29) concedido pela Câmara Municipal de Araraquara. Lideranças do MDB como o ex-presidente da República, Michel Temer; o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, prestigiaram o evento realizado na Casa de Leis. O título é a maior honraria concedida a uma pessoa nascida na cidade em reconhecimento pelas suas realizações. O evento contou também com a presença do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Roberto Massafera (PSDB).

O título de Honra ao Mérito é fruto da iniciativa parlamentar do então vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e foi entregue conjuntamente pelo atual presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi. Para Yashuda, o título é o reconhecimento da comunidade pelos relevantes serviços prestados por Marcelo Barbieri no transcorrer de sua vida pública. Ele lembrou que, à frente da Prefeitura, Barbieri conduziu o maior programa habitacional da cidade, tratou a saúde, o emprego e a educação de Araraquara com seriedade e compromisso. “Barbieri foi o prefeito que mais entregou unidades de saúde da família, creches e escolas de ensino fundamental, o que mais gerou empregos trazendo grandes empresas para o nosso município. Tenho certeza que esse título é um reconhecimento pelo seu empenho, mas também servirá como motivação para que ele continue, de alguma maneira, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza.

Força política

Ao reunir as três maiores lideranças do MDB, Marcelo Barbieri dá uma demonstração de força e disposição de manter-se atuante em prol da comunidade. “A política me deu a oportunidade de cultivar boas relações de trabalho e amizade que sempre me ajudaram a viabilizar os projetos de interesse da população”, falou Barbieri.

Reconhecimento

Marcelo falou com exclusividade à reportagem de O Imparcial sobre a importância da homenagem. “Para mim, esse título é o reconhecimento da cidade de Araraquara por tudo o que a gente realizou nos últimos 30 anos. Em 1990 eu me elegi deputado federal pela primeira vez e, desde então, eu tive mandatos durante 22 anos como deputado federal e como prefeito. Eu entendo que quando a Câmara dá um título de cidadão benemérito para alguém que nasceu em Araraquara, como é o meu caso, isso é o reconhecimento dos serviços prestados à comunidade, então eu só posso sentir um imenso orgulho de ter esse reconhecimento da população de Araraquara que é a minha cidade, para onde meus avós vieram em 1.897. Então a vida da minha família em Araraquara já tem mais de 100 anos e eu tenho 65 anos, enfim, eu só posso agradecer, pois Araraquara é nossa paixão, é nosso amor, é a nossa razão. Claro que eu represento outras cidades, eu luto por causas estaduais, por causas nacionais, mas no Congresso Nacional eu sempre fui conhecido como o deputado de Araraquara, pois sempre ressaltei a nossa cidade. Eu fico muito emocionado com essa homenagem proposta pelo então vereador Jeferson Yashuda que, inclusive, meu pai recebeu também em 1.983. E, agora depois de 39 anos, poder recebe-la também é uma grande honra”, destacou.

Lutar pela saúde

Marcelo destacou que depois de tantos anos na vida pública o principal motivo para prosseguir é a luta pela saúde de qualidade para todos. “O que me move na política é lutar pela saúde pública. Quando eu fui prefeito, eu construí 10 postos de saúde e reformei outros 10, construí as 3 UPAs, além disso, eu fiz a Gota de Leite que tinha sido desativada e passada a ser administrada por uma Ong, e eu a tornei municipal legalmente e a incorporei ao patrimônio público com um grande investimento que a transformou em uma grande maternidade que hoje é reconhecida como uma das melhores do interior do Brasil. Hoje a minha maior preocupação é com a recuperação da Santa Casa que é nosso grande foco, pois temos que pensar nela como o grande hospital SUS da nossa região e ser alguém que possa representar essa região, possa representar a nossa Santa Casa, mas também representar o Hospital Geral de Matão, a Santa Casa de São Carlos, que são os entes que recebem os pacientes do SUS, por isso, precisam da força e da representação política junto ao governo estadual e junto ao governo federal. Então o que me move na política é ajudar na saúde da população como tarefa absolutamente prioritária. Mas sem deixar de lado a busca da geração de empregos e da igualdade social, como as políticas voltadas a violência contra as mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade. Acho que a maior missão da política é ajudar ao próximo, senão não tem razão de ser. Como eu acho que ainda tenho muito a ajudar, estou aí trabalhando, ajudando e fazendo o que precisa ser feito”, ressaltou.

Maiores conquistas

O homenageado acredita que um de seus maiores feitos enquanto prefeito, foi a entrega de mais de 10 mil casas que evitaram formação de favelas em Araraquara. “Nós entregamos 10.819 casas que foram colocadas nos nomes das mulheres que, na maioria das vezes, eram arrimo de família. Isso foi a minha maior realização, zerar os barracos na cidade. Eu entreguei meu mandato em 2016 sem um único barraco na cidade, ou seja, favela zero. Esse foi o meu maior feito. Mas outro desafio que tive também foi criar um hospital municipal, pois Araraquara não tinha um hospital municipal e fizemos a Gota de Leite voltar a funcionar depois de ter sido fechada em 2006, com uma grande estrutura. Até hoje ainda pago um preço por ter topado esse desafio, mas não me arrependo, pois, a mortalidade infantil caiu de 18 por mil para 8 por mil no meu governo, e isso não tem preço. Outro destaque foi a construção do melhor centro de especialidades odontológicas na Vila Xavier, além de instalar equipes odontológicas em postos de saúde da cidade. Saúde e Educação sempre foram nossas maiores metas. O importante é saber que tudo valeu a pena”, relatou.

“O Estado de São Paulo precisa de você”

O prefeito Edinho Silva (PT) marcou presença no evento e ressaltou a força política e a liderança do adversário político que julgou importantes em um momento tão difícil pelo qual o país passa de instabilidade institucional e ataques à democracia. Edinho deu a entender que torce por uma possível candidatura de Barbieri a uma vaga na Alesp.

“Quero fazer um recorte do momento que o Brasil vive. Na instabilidade institucional que o nosso país enfrenta. Instabilidade institucional que aprofunda a crise econômica, que aprofunda a exclusão social. Num quadro onde nós temos que reafirmar a vocação democrática do nosso país. Num cenário como esse, uma liderança que tem uma coerência na sua trajetória como você tem, essa liderança tem que ter força política e visibilidade. Nós precisamos que você ajude o país, o Estado de São Paulo e a nossa região a construir a paz institucional que nós tanto precisamos. O Estado de São Paulo precisa de você! O Brasil precisa de você! Em um momento como esse que estamos vivendo, mais do que nunca nós precisamos de lideranças do seu porte, da sua estatura, da sua história e da sua coerência. O que Araraquara faz hoje a você, por meio da Câmara Municipal, que é o poder instituído do povo, lhe dando o título de Honra ao Mérito, é o reconhecimento a sua história passada. Mas eu não tenho nenhuma dúvida que é um incentivo a construção de sua história futura”, declarou Edinho. 

Harmonia entre os setores

O ex-presidente da República, Michel Temer, destacou a harmonia entre os poderes como um dos principais atributos de Marcelo Barbieri que trabalhou em seu gabinete na Presidência. “Quero destacar aqui que a harmonia é um dos maiores atributos do companheiro Marcelo, que é algo que a Constituição Federal determina que é a paz entre as pessoas, mas a maioria não cumpre. E aqui em Araraquara a gente sempre viu essa relação entre Marcelo e Edinho, muitas vezes, em campos políticos diferentes, porém, sempre se respeitando mutuamente. E essa harmonia é extraordinariamente importante para o nosso país. Hoje eu saio daqui com a noite ganha, pois vejo que é possível viver harmoniosamente no país, e vejo aqui que nós, autoridades constituídas temos que prestar obediência àquilo que o povo quer através da Constituição e hoje aqui você está sendo reverenciado pela população que é a verdadeira autoridade”, ressaltou Temer.

Homenagem justa

O ex-prefeito Roberto Massafera (PSDB) destacou o caos vivido nas redes de informação atualmente e ressaltou a importância da luta pelo bem comum no trabalho que Marcelo desenvolve na política.

“Nós temos que nos espelhar nos políticos que lutam por nosso país, a essência da política é aquele que procura o bem comum, e aqui, todos esses que aqui estão são pessoas que buscam o bem comum. Nosso prefeito que é adversário político do meu partido, o ex-presidente Temer, o deputado Baleia Rossi, o prefeito de São Paulo, são exemplos de pessoas que seguem uma filosofia de procurar o bem comum, e precisamos de homens como esses na política. Nós estamos vivendo um caos na mídia social, na divulgação de notícias, mas a verdade é uma só, quem busca o bem do nosso povo, quem trabalhou como o Marcelo, como nosso deputado Baleia, como Dimas Ramalho, e o que nós podemos fazer por Araraquara, pelo nosso Estado, por nosso país hoje, no ano que vem. Por que é isso que nós precisamos, pessoas como vocês, como você Marcelo Barbieri”, falou Massafera.

Marcelo Fortes Barbieri

Nascido na Maternidade Gota de Leite em 21 de novembro de 1956, Marcelo Fortes Barbieri é filho de Nelson Barbieri e Maria Ruth Fortes Barbieri. Estudou nos grupos escolares Pedro José Neto e Antônio Joaquim de Carvalho, ingressando no Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu (IEBA). Ingressou no movimento estudantil em 1975, ano em que começou a cursar Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1979, participou do Congresso de Reconstrução da UNE, sendo escolhido membro da diretoria provisória da entidade. No mesmo ano, foi preso duas vezes pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) – braço da ditatura militar – por lutar pela democracia. Filiou-se ao PMDB em março de 1980 e segue no partido desde então. Pela sigla, conquistou três mandatos de deputado federal (1990, 1994 e 1988), voltando à Câmara em 2005 como deputado suplente. Nesse período trouxe importantes recursos para a região, como os dois CAIC’s de Araraquara e o gasoduto Brasil-Bolívia. Em 2008, vence a eleição para prefeito de Araraquara e se reelege em 2012. Realizou inúmeras obras e programas como a reabertura da maternidade Gota de Leite, método SESI de ensino nas escolas municipais, implantação da FATEC, programa Internet para Todos, entregou três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS); construiu o Centro Internacional de Convenções, inaugurou o Poupatempo, entregou 10.819 casas populares em terrenos com metragem mínima de 200m² para famílias de renda até 3 salários mínimos, atraiu empregos e investimentos em empresas como Randon, Hyundai Rotem e Big Dutchman. Em 2009, fundou a Associação de Prefeitos da Região de Araraquara (Apra) com a bandeira na municipalidade. A instituição ganhou caráter regional em 2013, ano em que foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Em 2016, assume a vice-presidência da Associação Paulista de Municípios (APM) e atualmente é conselheiro da Confederação Nacional dos Municípios. (CNM) Em sua carreira, Barbieri também foi Assessor de Gabinete da Prefeitura de São Paulo; Assessor Especial da Casa Civil no governo federal; subchefe de Assuntos Federativos e Secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República.