CRASMA zera fila de consultas psiquiátricas

 





O Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental de Adulto de Araraquara (Crasma-A), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou quase 1.3 mil agendamentos de consultas psiquiátricas entre março e junho deste ano, atendendo a demanda represada e agravada pela pandemia de Covid-19.

O CRASMA-A atende portadores de transtorno mental, moradores de Araraquara e maiores de 18 anos, com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, equipe de enfermagem, psicólogos, psiquiatras e terapeuta ocupacional.

De acordo com Misael Henrique Emílio, coordenador executivo de Assistência Especializada, em março desse ano, visando o atendimento de forma emergencial de uma demanda de cerca de 1.9 mil consultas psiquiátricas, a Saúde finalizou um chamamento público para habilitar profissionais médicos com especialização em saúde mental e psiquiatria e contratou mais médicos.

“Convivemos com a pandemia de Covid e seu impacto na saúde mental da população desde o início de 2020. Isso provocou um represamento de consultas que nos exigiu algumas medidas para o atendimento emergencial. Finalizamos o chamamento público e iniciamos o mês de abril com 6 profissionais exclusivos para o atendimento desta demanda. Agora em junho de 2022, o CRASMA já estava atendendo solicitações do mês corrente. Podemos dizer que a fila por atendimento psiquiátrico no CRASMA foi zerada em três meses. E estamos trabalhando muito agora também para agilizar os atendimentos psicológicos”, enfatiza ele.

Ainda segundo o coordenador, de março a junho, das consultas agendadas, foram 953 atendimentos realizados e mais 320 faltas. Em relação ao restante, foram registradas desistências e também um considerável número de pacientes não localizados, com contatos inexistentes, provavelmente em decorrência de telefones desatualizados.

“Nestes casos de pacientes não localizados, as guias foram separadas por unidades de saúde, sendo que algumas já responderam e atualizaram. O objetivo é realmente atender todos; assim que conseguirmos os contatos, se ainda for necessário, vamos agendar”, reforça Emílio.

A sede do CRASMA está localizada na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, 44, no Quitandinha. Para mais informações, o telefone é o (16) 3322-9192 e o e-mail: crasmaa@araraquara.sp.gov.br