Emanoel Sponton será nomeado presidente estadual da Juventude Progressistas SP

 




Emanoel Sponton, vereador em Araraquara, recebeu o convite do vice-presidente do Partido Progressistas do Estado de São Paulo, Maurício Neves, para estar à frente da Juventude Progressistas em todo estado, por conta do trabalho político que vem realizando.

A Juventude Progressistas é um movimento dos jovens filiados ao Progressistas, com idade entre 16 e 35 anos, que busca incentivar a discussão política e social para formar uma nova geração de eleitores e líderes mais preparada, engajada, participativa, colaborativa e representativa.

Emanoel Sponton tem 26 anos e nasceu em Araraquara, no interior do Estado de São Paulo. Suas habilidades de liderança se iniciaram na escola “Henrique Scabello, por meio de atividades em grupos e com os grêmios estudantis, onde sempre dialogou por um ambiente escolar melhor. Também liderou trabalhos voluntários com o objetivo de tirar jovens das drogas e da criminalidade, através de projetos socioeducativos realizados pela Força Jovem (FJU).

Empreendedor, guia de turismo e estudante de Administração,  sempre sonhou em ajudar a transformar sua cidade, a começar por seu bairro, o Parque das Hortências. Como presidente da Associação de Moradores do Hortências, considera sua maior conquista ter ajudado a melhorar a imagem do bairro, que por muitos anos ficou esquecido, além de promover projetos sociais e programas de incentivo para os pequenos empreendedores gerarem renda no bairro. 

Na eleição de 2020, concorreu ao cargo de vereador e, em sua primeira eleição, foi o 5° vereador mais votado, sendo também um dos mais jovens da Câmara.

Trabalho como Vereador:

Em balanço de mandato, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) destacou emendas e projetos de proteção a crianças e adolescentes e na área do meio ambiente.

“Primeiramente, agradeço a cada eleitor que me deu a oportunidade de estar na Câmara de Vereadores de Araraquara representando a população, pois o papel do vereador é legislar, fiscalizar e também ser a voz do povo em suas demandas junto ao Poder Executivo”, afirma Sponton. 

Sponton tem trabalhado a cada dia em prol de melhorias para a população de Araraquara. Foram várias indicações atendidas em toda a cidade. Vendo a dificuldade do município, Emanoel solicitou a ajuda dos parlamentares do Progressistas e conseguiu em 2021 mais de R$ 1 milhão em Emendas Parlamentares.

Um destaque importante: “lei ordinária de minha autoria aprovada na Câmara visa coibir o abuso sexual de crianças e adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (Lei Federal nº 8.069) proíbe a hospedagem de menores de 18 anos em hotéis, motéis, pensões ou estabelecimentos congêneres, salvo se autorizado pelos pais, responsáveis ou autoridade judiciária. Com o objetivo de ampliar o conhecimento do cidadão sobre a legislação, eu apresentei o Projeto de Lei nº 95/2021, que obriga hotéis, motéis, pensões e estabelecimentos congêneres a fixarem placa com a advertência sobre essa proibição prevista no ECA. A intenção da lei federal é justamente proteger as crianças e os adolescentes das redes de exploração sexual infanto-juvenil, do crime de subtração e de qualquer espécie de violência e abuso contra menores de idade”, frisou.  

Já a lei complementar dos “Bueiros Ecológicos Inteligentes” teve sua inclusão aprovada e foi encaminhada para análise das comissões da Câmara e, após os trâmites, volta para aprovação final. Essa lei é de grande importância para a cidade, pois visa ajudar o meio ambiente. O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, e recicla apenas 1% desses resíduos. A situação se agrava ainda mais quando se faz uma projeção para o futuro, pois, se nenhuma mudança acontecer nos próximos anos, até 2030 serão aproximadamente 104 milhões de toneladas de plástico poluindo todo o ecossistema. 

Por todo esse dinamismo, Sponton se sobressai e desponta com uma força jovem do Progressistas, para que a legenda possa continuar o trabalho em prol do Brasil.