Empresário araraquarense consegue o Sisbi e projeta expansão da fábrica

 





O vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e o gerente do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araraquara, médico veterinário Gustavo Alexandre Cavaliere, se reuniram com o empresário Rodrigo Luiz Abuchaim, na quarta-feira (6), na sede da fábrica de pururuca do empresário, para avaliarem a conquista do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI POA).

Agora, com a conquista do Sisbi, a empresa com 20 colaboradores, localizada na Avenida Francisco Sampaio Peixoto, 707, no Jardim Santa Lúcia, poderá comercializar seus produtos em todo o País.

Rodrigo Abuchaim projeta ampliar a produção, desenvolver novos produtos e conquistar o mercado nacional. “Vencemos uma luta de três anos com auxílio essencial da Prefeitura. Também pretendemos expandir nosso negócio, dobrar a produção, que é no momento de 100 toneladas por mês, e contratar mais funcionários”, pretende o empresário.

Damiano Neto destacou que o primeiro selo obtido por uma empresa na cidade abrirá portas para que o Município venha acolher mais empresas fabricantes de produtos de origem animal.

“Nossa secretaria acompanhou a trajetória do Rodrigo, que vinha há alguns anos pleiteando o selo nacional emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A conquista do selo fortalece nosso Sistema de Inspeção Municipal, que passou a ser equivalente ao Sisbi e com isso temos condições de atrair outras empresas fabricantes de produtos de origem animal”, comemorou Damiano Neto.

A portaria 584, que reconhece a equivalência do SIM de Araraquara ao Sisbi, do Mapa, foi publicada em 1º de junho de 2022. Com o ato oficial, Araraquara é o sétimo município paulista com equivalência ao sistema nacional. Rio Claro, Itu, Ibiúna, Fernandópolis, Joanópolis e Itapetininga são os outros seis municípios inseridos ao Sisbi.

Segundo Gustavo Cavalieri, o Sisbi traz para o município novos empreendedores que visam o mercado nacional, com a regularização mais ágil e próxima quando comparado com o órgão federal, quanto incentiva os estabelecimentos locais já registrados a se estruturarem e investirem em seus negócios. A adesão aumenta a visibilidade de Araraquara no ponto de vista de fabricação de produtos de origem animal, aumentando capacidade produtiva, empregos, publicidade, investimentos, estruturação, entre outras coisas”, ressalta Cavaliere.

Dezoito anos de atividades

A fábrica de pururuca Porkão completa 18 anos de atividade em Araraquara. Em 2004, ocorreu a construção da sede própria e a empresa começou a produzir linguiça, salame, bacon defumado e pururuca. Recentemente, a produção de pururuca é o foco principal.

 O casal Rodrigo Abuchaim, de 39 anos, e Ariane Abuchaim, 35, e os filhos Felipe, 12, e Beatriz, 20, se dedicam unidos ao empreendimento e ao novo impulso dado pelo selo Sisbi.