Ex-presidente Temer, Baleia e Ricardo Nunes prestigiam Honra ao Mérito a Marcelo Barbieri

 




O ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado federal, Marcelo Barbieri, receberá o Diploma de Honra ao Mérito na próxima sexta-feira (29) concedido pela Câmara Municipal de Araraquara. Lideranças do MDB como o ex-presidente da República, Michel Temer; o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, confirmaram presença. O título é a maior honraria concedida a uma pessoa nascida na cidade em reconhecimento pelas suas realizações. Também são esperados ao evento o atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva, além do também ex-prefeito e deputado estadual, Roberto Massafera (PSDB). Ao reunir as três maiores lideranças do MDB, Marcelo Barbieri dá uma demonstração de força e disposição de manter-se atuante em prol da comunidade. “A política me deu a oportunidade de cultivar boas relações de trabalho e amizade que sempre me ajudaram a viabilizar os projetos de interesse da população.” O título de Honra ao Mérito é fruto da iniciativa parlamentar do então vereador Jéferson Yashuda e será entregue conjuntamente pelo atual presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi. Para Yashuda, o título é o reconhecimento da comunidade pelos relevantes serviços prestados por Marcelo Barbieri no transcorrer de sua vida pública. Ele lembrou que, à frente da Prefeitura, Barbieri conduziu o maior programa habitacional da cidade, tratou a saúde, o emprego e a educação de Araraquara com seriedade e compromisso. “Barbieri foi o prefeito que mais entregou unidades de saúde da família, creches e escolas de ensino fundamental, o que mais gerou empregos trazendo grandes empresas para o nosso município. Tenho certeza que esse título é um reconhecimento pelo seu empenho, mas também servirá como motivação para que ele continue, de alguma maneira, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza.

Marcelo Fortes Barbieri

Nascido na Maternidade Gota de Leite em 21 de novembro de 1956, Marcelo Fortes Barbieri é filho de Nelson Barbieri e Maria Ruth Fortes Barbieri. Estudou nos grupos escolares Pedro Joé Neto e Antonio Joaquim de Carvalho, ingressando no Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu (IEBA). Ingressou no movimento estudantil em 1975, ano em que começou a cursar Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1979, participou do Congresso de Reconstrução da UNE, sendo escolhido membro da diretoria provisória da entidade. No mesmo ano, foi preso duas vezes pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) – braço da ditatura militar – por lutar pela democracia. Filiou-se ao PMDB em março de 1980 e segue no partido desde então.

Pela sigla, conquistou três mandatos de deputado federal (1990, 1994 e 1998), voltando à Câmara em 2005 como deputado suplente. Nesse período trouxe importantes recursos para a região, como os dois CAIC’s de Araraquara e o gasoduto Brasil-Bolívia. Em 2008, vence a eleição para prefeito de Araraquara e se reelege em 2012. Realizou inúmeras obras e programas como a reabertura da maternidade Gota de Leite, método SESI de ensino nas escolas municipais, implantação da FATEC, programa Internet para Todos, entregou três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS); construiu o Centro Internacional de Convenções, inaugurou o Poupatempo, entregou 10.819 casas populares em terrenos com metragem mínima de 200m² para famílias de renda até 3 salários mínimos, atraiu empregos e investimentos em empresas como Randon, Hyundai Rotem e Big Dutchman.

Em 2009, fundou a Associação de Prefeitos da Região de Araraquara (Apra) com a bandeira na municipalidade. A instituição ganhou caráter regional em 2013, ano em que foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Em 2016, assume a vice-presidência da Associação Paulista de Municípios (APM) e atualmente é conselheiro da Confederação Nacional dos Municípios. (CNM) Em sua carreira, Barbieri também foi Assessor de Gabinete da Prefeitura de São Paulo; Assessor Especial da Casa Civil no governo federal; subchefe de Assuntos Federativos e Secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República.

Sessão A sessão de entrega do título de Honra ao Mérito ocorre na sexta-feira (29), às 19 horas na Câmara Municipal de Araraquara. Palacete Vereador Carlos Manço, Rua São Bento, 887, Centro.