Guarda Municipal e forças policiais intensificam combate a furtos de fiação

 




Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (21), abordou as ações desenvolvidas no município para o combate à criminalidade e apresentou um balanço dos primeiros meses de intensificação no trabalho de prevenção de furtos de fiações elétricas.

Entre abril e junho, 34 estabelecimentos conhecidos como ‘ferro-velho’ foram fiscalizados, sendo que a Guarda Municipal efetuou três apreensões de materiais sem procedência e encaminhou os casos para investigações policiais. Integrantes de uma quadrilha especializada no furto de fios também foram presos pela polícia, em investigação iniciada pela Guarda Municipal.

No final de março, a reunião do GGI-M havia abordado que, naquele momento, havia um crescimento no número de furtos de fiações elétricas em prédios públicos, praças, parques e áreas de lazer, o que trazia prejuízos para a Prefeitura e para a própria população.

“Os furtos de fiação diminuíram. Tivemos sucesso nas nossas ações que foram propostas na reunião passada do Gabinete de Gestão Integrada. Desenvolvemos muitas ações nos ‘ferros-velhos’ e, por meio do sistema de inteligência da Guarda Municipal e da parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós conseguimos fazer a prisão de uma quadrilha que agia na nossa cidade. Isso contribuiu para que houvesse essa diminuição. O trabalho continua até que a gente tenha segurança de que esses números estão sob controle”, afirma o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

O secretário ainda reforça que a Prefeitura continua investindo em tecnologia e melhorias na infraestrutura. Está sendo finalizado um processo de contratação que irá ampliar o número de câmeras de monitoramento nas vias públicas de 38 para cerca de 150.

Somando todos os equipamentos de filmagem (no trânsito, no monitoramento de prédios públicos e os particulares compartilhados pelos moradores pelo programa  Cidadã”), são aproximadamente 2.000 câmeras registrando e enviando imagens para a central de monitoramento da Guarda Municipal e para as forças policiais.

Outra ação abordada na reunião é a criação de um programa de mediação de conflitos que será desenvolvido em algumas regiões da cidade, com objetivo de agir de forma preventiva para que desentendimentos entre moradores possam evoluir para crimes violentos.

Segurança
Criado em 2017, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal realiza reuniões periódicas para avaliação dos índices criminais e para a definição de medidas conjuntas. O grupo é formado por representantes da Prefeitura, da sociedade civil e dos órgãos de segurança pública que atuam no município.

“É uma reunião importante, que acontece a cada dois ou três meses, e reúne todos os atores importantes na prevenção e no combate à criminalidade em Araraquara. Como em toda reunião, mostramos os índices criminais do nosso município para verificar a evolução desses índices”, explica João Alberto.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, esteve na reunião e parabenizou todos os participantes pelo trabalho. “É um grupo muito importante para a segurança pública de Araraquara. Parabéns pelo trabalho. A gente conta com todos vocês”, declarou Damiano.

Estiveram na reunião desta quinta-feira representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara).

Pela Prefeitura, além do coronel João Alberto e Damiano, também participaram as secretárias Clélia Mara dos Santos (Educação), Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), além de coordenadores e gestores de outras secretarias e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).