Museu de Reminiscências Esportivas entrega material arrecadado no “Inverno Solidário”

 




O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” comemora o sucesso da campanha “Inverno Solidário”, que arrecadou aproximadamente 40 quilos de roupas e agasalhos, além de cobertores, sapatos e fraldas.

A entrega foi feita na última quarta-feira (20) ao Fundo Social de Solidariedade, que reverterá o conteúdo arrecadado a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Araraquara. Estiveram presentes Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, monitor do Museu de Reminiscências; Cidinha Silva, presidente do Fundo Social; Antônio Marcos Vintecinco, torcedor da Ferroviária que ajudou na organização da campanha; Creusa Aparecida Roldão, colaboradora da Secretaria de Esportes de Araraquara e uma das idealizadoras da ação; e Gilda Costa Vieira, do Grupo Filhos do Paschoal.

Soró deixou seu agradecimento às pessoas que colaboraram na campanha. “Agradecemos a todos que doaram e também ao Fundo Social pela parceria. É uma entrega simples, mas de coração, e esperamos que outras parcerias venham em breve. É uma ação de inverno, mas que se torna importante para o ano inteiro”, destacou.

Cidinha Silva falou sobre a importância da ação. “Quero agradecer a todos que contribuíram porque o Fundo Social trabalha o ano todo tentando suprir todas as necessidades das famílias mais vulneráveis do nosso município. Temos um lema que diz que em Araraquara ninguém vai passar frio e ninguém vai passar fome. E são ações como essa que fortalecem o nosso trabalho para chegarmos às pessoas mais vulneráveis”, apontou.

No mesmo dia, também foram entregues ao Fundo Social os alimentos arrecadados no “Café da Manhã Matheus Mascia”, que foi realizado em 28 de maio, em comemoração aos 42 anos da Sala do Paschoal e como uma homenagem a Matheus Mascia, gerente de marketing do Clube Araraquarense e grande incentivador do museu, falecido no mês de maio.

Museu de Reminiscências Esportivas

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e Garrido Assessoria Contábil, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br e deve ser apresentado comprovante do esquema vacinal completo. A visita segue todos os protocolos de combate à Covid 19, com álcool em gel, uso de máscaras e distanciamento social. Neste mês de julho, o local conta com o programa “Jantar com o Paschoal”, que é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 22h, com um bate-papo com personalidades ligadas ao esporte da cidade. O local também oferece, aos sábados, visitas a alunos de escolas e escolinhas de esportes da cidade.