Saúde é questionada sobre monitoramento de possíveis casos da varíola dos macacos

 




A primeira notificação de varíola dos macacos no Brasil ocorreu em 9 de junho e, até o dia 21 de julho, o país registrou 592 casos confirmados. No mundo, os números já chegaram a cerca de 14 mil, em mais de 70 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia 19 de julho, foi confirmado o primeiro caso na região de varíola dos macacos, na cidade de São Carlos. 

            Por isso, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou à Prefeitura, no dia 21 de julho, o Requerimento nº 631/2022, pedindo informações sobre a atuação da Secretaria da Saúde em relação à varíola dos macacos em Araraquara. 

No documento, a parlamentar pergunta se a Secretaria da Saúde está monitorando o município sobre possíveis casos de contaminação. Pergunta ainda se os profissionais da saúde passaram por capacitação para lidar com essa problemática; como a Secretaria vem atuando para prevenir a contaminação no município; qual a avaliação a respeito desta nova variante da varíola; se existe possibilidade de um surto da doença no município; quais ações a Secretaria irá desenvolver caso seja confirmado algum caso na cidade; e se já existe um protocolo desejado de atendimento e tratamento.