Saúde leva vacinação contra a Covid-19 à praça Santa Cruz

 




A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar o atendimento para a vacinação contra a Covid-19, no período de 6 a 21 de dezembro. Aproveitando o horário especial de fim de ano do comércio, com expediente no período noturno, as equipes de saúde estarão vacinando os públicos infantil a partir dos 3 anos e adulto, na praça Santa Cruz, das 17h30 às 20h30, de 6 a 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias de jogos do Brasil na Copa do Catar.

“Nós queremos facilitar para a população, aproveitando o movimento grande de consumidores que tradicionalmente circulam pelo centro da cidade neste período de horário estendido do comércio. É uma excelente oportunidade de atualizar o esquema vacinal, inclusive as pessoas que ainda não tomaram suas doses de reforço. Basta apresentar o documento pessoal e a carteira de Covid”, afirma Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

E, além desse atendimento na praça Santa Cruz, a vacinação contra a Covid-19 continua nos horários e polos habituais, no decorrer da semana.

Os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades, por agendamento, são atendidos às sextas-feiras, na unidade do Yolanda Ópice, das 8 às 15 horas. Para receber o imunizante, é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

Os pais ou responsáveis dessas crianças com comorbidades devem realizar agendamento pelo telefone 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou pelo telefone 3303-3108 (das 8h às 16h).

Já no caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses é feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Santa Angelina, o atendimento é realizado às quartas e sextas-feiras. Sempre das 8 às 15 horas, nos cinco polos do município.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.

E a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, continua em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas, também de segunda a sexta. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas.

É importante que as pessoas que não completaram o esquema vacinal busquem um dos polos de vacinação ou aproveitem o horário estendido, na praça Santa Cruz, para tomar as doses em atraso, incluindo as 3ª e 4ª doses de reforço. A vacinação evita complicações da doença, mesmo com o aumento do número de casos confirmados.