Jovem de Araraquara vence competição mundial de desenho mecânico



















Formado no Senai, Leonardo Camargo de Souza, de 20 anos, brilhou no WorldSkills na prova de Desenho Mecânico em CAD (desenho assistido por computador)


Representando Araraquara, o jovem Leonardo Camargo de Souza, de 20 anos, conquistou medalha de ouro no WorldSkills, olímpiada mundial de profissões técnicas disputada em Kazan, na Rússia.

O Brasil conquistou o 3º lugar geral na 45ª edição do WorldSkills, que reuniu 1.300 participantes de 63 países entre a última quinta-feira (22) e esta terça-feira (27). Leonardo Souza conseguiu a maior pontuação da delegação brasileira, na categoria Desenho Mecânico em CAD (desenho assistido por computador), e recebeu uma das duas medalhas de ouro do Brasil.

Leonardo integra a turma de 56 alunos treinados pelo Senai, dos 63 que defenderam o Brasil na competição. Ao todo, o País obteve 13 medalhas das 56 ocupações em disputa.

A outra medalha de ouro brasileira foi conquistada na Manutenção de Veículos Pesados, enquanto outras cinco de prata foram nas categorias Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros e Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Mais seis medalhas de bronze vieram para o Brasil em Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem.

Jovem de ouro

Nascido em Avaré (SP), Leonardo Souza mora em Araraquara, onde se formou em Mecânica de Usinagem no Senai em 2016. Há dois anos, ele treina entre 8 e 10 horas por dia para competir.

Segundo ele, a WorldSkills é uma competição de alto nível, com representantes muito bem preparados das regiões da Ásia, Europa e Américas do Norte e Sul, e países como China, Coreia do Sul, Alemanha, França, Portugal e Rússia.

Leonardo explica que começou a representar Araraquara nessas disputas em 2017, quando passou pela seleção estadual em que foram selecionadas seis escolas do Senai - de Araraquara, São Caetano do Sul e Cubatão, além de três da cidade de São Paulo.

Posteriormente, ganhou a medalha de ouro por São Paulo no ano passado, em Belém do Pará, quando foram selecionados o melhor representante de cada Estado para as disputas.

Ainda em 2018, Leonardo disputou a WorldSkills Américas, no Chile, conquistando a medalha de prata na modalidade e a de ouro como melhor brasileiro na competição, se credenciando para as disputas na Rússia.

“O Brasil também é forte na minha área, com uma equipe muito capacitada e profissional. Particularmente, tenho uma boa expectativa com o resultado final, pois fui muito bem treinado para as disputas”, afirmou o jovem de ouro, antes da competição na qual foi o maior destaque da delegação brasileira.