Prefeitura mantém serviços essenciais à população




Mesmo com mobilização dos caminhoneiros, ônibus de transporte coletivo, merenda escolar e transporte de pacientes estão funcionando


A Prefeitura de Araraquara está trabalhando para estender ao máximo a prestação de serviços essenciais à população durante a mobilização dos caminhoneiros em todo o Brasil. Até quarta-feira (30), todos os serviços essenciais estarão mantidos.  

A circulação de ônibus de transporte coletivo do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes) está garantida, conforme ocorreu na última sexta (25). Nos horários de pico (das 5h às 10h e das 16h à 0h), 100% da frota estarão nas ruas de Araraquara. No horário de menor movimento (das 10h às 16h), serão 80% dos ônibus rodando.

O transporte escolar e a distribuição da alimentação escolar nas unidades de ensino da rede municipal continuam normalmente (os cardápios serão adaptados apenas onde houver necessidade devido à falta de algum item). 

Na saúde, o transporte de pacientes para procedimentos em outras cidades ou mesmo no município, como para hemodiálise, também está garantido pela Secretaria de Saúde, bem como os atendimentos nas unidades básicas, unidades especializadas e de urgência.  

O Centralizado Municipal está abastecido de etanol, gasolina e óleo diesel, mas trabalha com o racionamento desses combustíveis de acordo com a urgência dos serviços, sendo que a prioridade é atender a Saúde e a Educação.

Serviços de limpeza pública e coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e coleta de resíduos de saúde estão garantidos, pelo menos, até quarta-feira. O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) está priorizando serviços emergenciais, como manutenção em redes de esgoto e vazamento de água.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito Edinho tranquilizou a população. “Nós tomamos medidas e não temos nenhum cenário que impeça a Prefeitura de funcionar normalmente. Se, em algum momento, a Prefeitura avaliar que os principais serviços estão prejudicados, serei o primeiro a vir a público e orientar a população. Enquanto a Prefeitura tiver condições de funcionar, estaremos funcionando”, explicou o prefeito.

A Prefeitura continua monitorando a conjuntura nacional e a evolução das mobilizações dos caminhoneiros e trará novas informações diariamente à população de Araraquara.