Não adianta falar de Deus nas redes sociais, na vida real ser uma pessoa infernal









A hipocrisia é uma característica comum a aqueles que não agem pautados pela verdade. Nesse sentido, podem fingir sentimentos, intenções e, ainda assim, cobrarem dos outros aquilo que não praticam. Como se pode ver, ter pessoas hipócritas por perto é algo um tanto quanto delicado, já que são indivíduos que não inspiram confiança por não terem coerência entre o que dizem e a forma como agem. Se deseja saber como detectá-las para se afastar, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.
O Comportamento dasPessoas Hipócritas e Suas Principais Características
Quando pessoas discutem por alguma razão, é bastante comum que uma acuse a outra de hipocrisia, o que nem sempre é verdade. Por esse motivo, é importante conhecer as reais características de um hipócrita, para que evite achar que todos aqueles que não concordam com você o são. Confira!

1 – Incoerência Entre Palavras e Ações

Uma pessoa verdadeira é aquela que busca ter coerência entre o que pensa, sente e a forma como age. Contudo, quando se trata de um hipócrita, nada é coerente, pois ele pode criticar alguém que esteja agindo exatamente da mesma maneira que ele age ou já agiu em sua vida. Ele aponta problemas em terceiros como se fosse um ser superior, isento de falhas. Basicamente, é alguém incapaz de sentir empatia e de se colocar no lugar do outro.

2 – Respeitam Apenas Quem Tem Algum Tipo de Poder

Dentro de uma empresa, o hipócrita costuma ser aquele que faz de tudo pelo chefe, mas que é rude com os colegas e os outros funcionários que estejam abaixo dele na hierarquia da organização. Da mesma maneira, é mal educado com atendentes, porteiros, jardineiros e quaisquer outros indivíduos que considere inferior. Porém, basta ver alguém importante e prestigiado na sociedade para que se curve e não poupe esforços para agradar, certamente com a intenção de obter alguma vantagem.

3 – Criticam Aqueles Que Estão Melhores do Que Elas

Basta ver que alguém comprou um carro melhor, está vivendo um relacionamento feliz ou conseguiu uma promoção no emprego, por exemplo, para que a pessoa hipócrita se manifeste e coloque defeitos na conquista do outro. O fato de não querer se sentir por baixo faz com que seja incapaz de se alegrar com as conquistas alheias, até mesmo as realizações de seus amigos e familiares.

4 – Fazem Fofoca o Tempo Todo

O principal assunto de uma pessoa hipócrita é a vida de outras pessoas. Assim, ao invés de se concentrar nos seus próprios objetivos e utilizar a sua energia para alcançá-los, desperdiça seu tempo querendo descobrir quem está se casando, divorciando, sendo demitido da empresa. Sempre desconfie de alguém que tem como principal assunto temas que não lhe dizem respeito e, principalmente, que fazem parte da vida privada de terceiros.

5 – Apenas Ajudam Alguém Quando Podem Obter Alguma Vantagem

Ser bom não é apenas ajudar quem precisa e sim fazer isso sem nenhum tipo de interesse. Uma pessoa hipócrita também pode se envolver em muitas ações de caridade, porém, com o único objetivo de se destacar e mostrar que é boa, a fim de conseguir alguma vantagem. Por isso, preste bem atenção para saber diferenciar aqueles que ajudam de maneira desinteressada dos que possuem segundas intenções.

6 – Estão Sempre Exaltando a Si Mesmas

“Eu sou uma pessoa muito honesta”; “Sempre ajudo quem precisa”; “Faço de tudo pelos meus amigos e familiares”. Esses são alguns exemplos de falas bastante comuns às pessoas hipócritas que têm como objetivo exaltar a si mesmas. Na realidade, elas possuem uma grande insegurança e confusão em relação a quem são e, por isso, têm essa necessidade de autoafirmação constante.

7 – Fazem de Tudo Para Impressionar Terceiros

Grande parte de suas ações são motivadas por um desejo de impressionar terceiros, o que é mais um indício de insegurança e carência. Para isso, podem fazer tanto coisas boas quanto ruins, dependendo da situação na qual desejam se destacar e mostrar o quanto são especiais, eficientes, inteligentes. Dentro de empresas, essa característica pode se manifestar através de inúmeras tentativas de diminuir colegas e se destacar perante o chefe.

8 – Falam Muito e Fazem Pouco

Como disse no item 1, não há coerência entre as palavras e atitudes das pessoas hipócritas, e nisso se aplica também o fato de que costumam mais falar do que fazer. Em uma equipe de trabalho, por exemplo, são as que menos fazem, mas as que mais se colocam à frente para colher os louros do que foi realizado em sua maioria pelos colegas. É necessário ficar de olho para não se deixar levar pelas palavras e esquecer que a ação é muito mais importante.

9 – Estão Sempre Querendo Chamar Atenção

Os hipócritas possuem uma necessidade de estar sempre sob os holofotes, independente de onde estejam. Utilizam dos mais diferentes artifícios para chamarem a atenção e mostrarem que são superiores. Aqui se aplicam outras características já citadas, como ajudar alguém com segundas intenções, respeitar apenas aqueles que possuem algum tipo de poder, exaltar as próprias qualidades e assim por diante. Mais uma vez, na tentativa de preencher o seu vazio existencial e se sentir especial.

10 – Se Fazem de Vítimas Quando Erram

Um indivíduo hipócrita jamais irá assumir sua responsabilidade quando cometer algum erro. Ele sempre dá um jeito de encontrar outro culpado e se colocar como uma mera vítima do que aconteceu. Para isso, pode chorar, se mostrar frágil e indefeso, tudo para não arcar com as consequências de suas ações, como uma pessoa normal, afinal, como diz o ditado, errar é humano e é através das falhas que aprendemos e nos tornamos melhores.
No fim das contas, a melhor maneira de descobrir se uma pessoa é sincera ou hipócrita é perceber se ela age com naturalidade ou está a todo o momento tentando provar que é verdadeira. Afinal, a honestidade é uma característica inerente ao caráter e que não precisa de comprovação. Fuja daqueles que estão sempre querendo provar que são honestos, pois os que são de verdade demonstram isso através de suas ações. Pois como o título, não adianta falar de Deus nas redes sociais e na vida real ser uma pessoa infernal.

Fonte:sorocabanices