Brasil tem 4 mortes e 428 casos confirmados de novo coronavírus



O Ministério da Saúde contabiliza 428 casos de covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2) em 17 unidades da federação, até a noite desta quarta-feira (18). Total de mortes chegou a quatro no país. 
São Paulo é o estado com o maior número de casos: 240 infectados até o momento. Seguido de Rio de Janeiro, com 45, e Distrito Federal, com 26. 
Veja o número de casos confirmados em todos os estados:
São Paulo: 240
Rio de Janeiro: 45
Distrito Federal: 26
Pernambuco: 16
Rio Grande do Sul: 19
Santa Catarina: 10
Minas Gerais: 15
Paraná: 13
Goiás: 8
Ceará: 9
Sergipe: 5
Mato Grosso do Sul: 7
Bahia: 3
Amazonas: 1
Rio Grande do Norte: 1 
Alagoas: 1
Espírito Santo: 9 
"É uma doença que tem abalado sistemas de saúde do mundo inteiro. Não existe nenhum país do mundo com um sistema de saúde 100% preparado para ser em massa acionado para testes, diagnósticos, internações hospitalares e internações em leito de CTI [centro de terapia intensiva]. Estamos vendo países de primeiro mundo tendo colapsos", declarou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde de terça-feira.
O governo adotou um esquema emergencial para abrir leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em todos os estados.

Mortes no Brasil

Nesta quarta-feira (18), chegou a quatro o número de mortes provocadas pela covid-19 no país. Três delas foram confirmadas ao longo do dia pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
"Os três são homens, com comorbidades e com idades de 65, 81 e 85 anos. Todos foram atendidos em hospital privado da Capital. O paciente de 81 anos é morador do município de Jundiaí e os demais de São Paulo.", detalhou a pasta no último balanço de casos.
A primeira morte no país foi confirmada na terça-feira (17). Um homem, de 62 anos, com doenças crônicas e sem histórico de viagem, que morreu após ficar internado por 14 dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de uma instituição privada de saúde.
Guia básico com informações sobre o novo coronavírus

Arte R7