Caoa Chery encerra produção de motores e demite 59 trabalhadores




A montadora Caoa Chery demitiu 59 trabalhadores da fábrica de Jacareí, nesta quarta-feira (18), e encerrou as atividades da Powertrain --produção de motores. Foram demitidos trabalhadores da produção e do setor administrativo.
A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que criticou os cortes: “Colocam os trabalhadores numa grave situação de desemprego justamente no momento em que mais precisam de estabilidade, salário e plano de saúde, com a proliferação do coronavírus no país”.
O número de demissões representa 10% do quadro de funcionários da montadora na cidade. Antes dos cortes, a Chery tinha 540 empregados.
Segundo o sindicato, a Chery argumentou que os cortes são resultado da perspectiva de queda na produção. Em Jacareí, a montadora produz os modelos Arrizo 5 e Tiggo 2 e já está se preparando para iniciar a produção do Arrizo 6.
Com o encerramento da Powertrain, que produzia 60 motores por dia em Jacareí, ainda de acordo com o sindicato, a Chery passa a importar motores da China.
“Não podemos aceitar demissões num cenário em que a população mais precisa de seus empregos e planos de saúde. O sindicato vai cobrar do poder público medidas em favor dos trabalhadores. Nem a Chery nem qualquer outra empresa pode fazer demissões neste momento. As empresas têm de assumir suas responsabilidades diante dessa crise”, disse Guirá Borba de Godoy Guimarães, diretor do sindicato.
Procurada, a Caoa Chery ainda não se manifestou.

Fonte: