Nova moda entre crianças e jovens, desafio do sal pode ser extremamente perigoso





Uma nova moda potencialmente perigosa vem tomando a atenção de jovens internautas na internet. O chamado desafio do sal leva crianças e adolescentes a colocarem uma dose elevada da substância na boca de uma vez só.
A prática consiste em colocar uma grande quantidade de sal na boca e tentar mantê-la por lá o máximo de tempo possível.
A ideia é ver a reação dos participantes que se gravam realizando o desafio, já que a alta ingestão do sal leva muitos a lacrimejarem, sentirem dor e cuspirem a substância.

Perigos do desafio do sal

A nova brincadeira entre os jovens tem gerado preocupação, uma vez que o contato do organismo com uma quantidade excessiva de sal pode levar a complicações.
Segundo o cardiologista Hélio Castello, diretor do Grupo AngioCardio, não é possível saber qual é o ritmo de absorção do sal quando um punhado grande da substância é colocado dentro da boca e mentido no local.
Há muitas variáveis que agem sobre este cenário, como a dissolução do sal na saliva, a superfície de contato entre a mucosa da boca e o próprio sal, entre outros fatores.
Porém, caso este mesmo punhado seja ingerido completamente pelo corpo, de maneira súbita, como pode ocorrer no desafio do sal, existe a possibilidade de uma intoxicação por cloreto de sódio (nome científico para o sal de cozinha).
Essa intoxicação pelo sal leva à desidratação das células do corpo, alterações das funções gastrointestinais, dores de estômago, náuseas, vômitos e mudanças do hábito intestinal.
Além disso, há o risco de consequências ainda mais sérias. “Pela desidratação dos neurônios, que são as células cerebrais, pode causar alterações neurológicas, como perda de consciência, tontura, convulsões e até coma”, diz o médico.
As alterações ligadas a fatores neurológicos são mais raras e pedem ingestão de altas quantidades de sal.

Cuidados após alta ingestão de sal

Caso uma pessoa consuma sal em alta quantidade de maneira súbita, a recomendação é direcioná-la para o hospital o mais rápido possível.
O tratamento, geralmente, é feito com hidratação, mas eventualmente é preciso uma lavagem gástrica. Tudo depende da quantidade de sal e do estado clínico do paciente.

Fonte:vix