OUVIDORIA DO COVID-19 DE ARARAQUARA RECEBEU MAIS DE 40 LIGAÇÕES EM ÚNICO DIA.





Segundo a secretária de saúde Elian Honain, e um único dia de funcionamento cerca de 40 ligações foram recebidas na ouvidoria.









Todo morador de Araraquara que retornar de viagem para o exterior, independentemente do país ou do continente, deve permanecer em isolamento domiciliar como uma forma de precaução. A recomendação é do Ministério da Saúde e foi reforçada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus da Prefeitura, que se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira (16). A portaria instituindo o Comitê será publicada nesta terça-feira, dia 17 em Atos Oficiais.
“A orientação é que toda pessoa que chegue de qualquer país fique em isolamento domiciliar de 7 dias, mesmo que não apresente sintomas. Quem apresentar algum sintoma do novo coronavírus deve procurar uma unidade de saúde e estender esse isolamento para 14 dias. No entanto, em qualquer um dos dois casos, é importante que a pessoa entre em contato primeiro com a Ouvidoria, onde estão sendo concentradas as orientações à população”, explica a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain. A contagem dos dias começa a partir da data de retorno da viagem ao Brasil.
Entre os sintomas do novo coronavírus (COVID-19) estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e dificuldade de respirar (falta de ar não provocada por congestionamento do nariz).
Em Araraquara, em dados atualizados nesta segunda-feira, 6 casos suspeitos da doença estão sendo monitorados e aguardando resultado de exames laboratoriais. São pessoas que tiveram viagens recentes ao exterior e apresentaram pelo menos um dos sintomas do coronavírus.
O comitê também reforça que as máscaras de proteção devem ser utilizadas apenas por quem está apresentando algum sintoma da doença, o que evita que a procura desnecessária pelo produto cause desabastecimento no mercado.
Além disso, o uso de álcool gel é recomendado em locais que não possuem pias para limpeza das mãos com água e sabão. Mas apenas a lavagem das mãos com água e sabão já é suficiente para se prevenir contra o vírus do COVID-19.

Ouvidoria

A Prefeitura está com um serviço de atendimento e resolução de dúvidas da população por meio da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30.
A recomendação é que qualquer morador que tiver algum sintoma ou precisar de orientação deve telefonar para a ouvidoria antes de procurar uma unidade de saúde. Uma técnica de enfermagem está responsável por esse atendimento, que já recebeu cerca de 40 ligações nesta segunda-feira. A Prefeitura trabalha para deslocar mais uma funcionária para esse trabalho na ouvidoria.
O Comitê de Contingência do Coronavírus terá reuniões diárias e sempre estará atento aos acontecimentos em Araraquara, no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Todas as decisões do comitê serão divulgadas pela Secretaria de Comunicação por meio de boletins informativos.
Estiveram na reunião desta segunda-feira, na sede da Secretaria da Saúde, as secretárias Eliana Honain (Saúde), Priscila Luiz (Comunicação), Juliana Agatte (Gestão e Finanças) e Jacqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social); o diretor do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), Walter Figueiredo; a diretora-executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; além de coordenadores da Secretaria de Saúde e representantes da Unimed.