Ribeirão Bonito tem primeiro caso suspeito de coronavírus












Prefeitura de Ribeirão Bonito informa caso suspeito de coronavírus
A Prefeitura de Ribeirão Bonito, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira, dia 6 de março de 2020, foi informada pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos que um jovem, de 18 anos, morador em Ribeirão Bonito procurou atendimento médico na cidade vizinha apresentando alguns sintomas da doença COVID-19, popularmente chamada de coronavírus.
Conforme relato da família, o rapaz manteve contato com um irmão que chegou recentemente da Europa.
O material para exames foi colhido e enviado para análise, obedecendo rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde.
O jovem se encontra em observação e acompanhamento médico domiciliar, devidamente monitorado pelo Diretoria de Saúde, sendo disponibilizado material descartável para prevenção.
A orientação da Diretoria da Saúde é para que a população fique atenta as medidas de prevenção, fazendo a higienização correta das mãos, evitando locais fechados e a ida desnecessária ao Pronto Socorro, que deve ser procurado apenas em situações realmente de emergência.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.