Doria: 'Sem solidariedade, seremos obrigados a adotar lockdown'








O governador de São Paulo, João Doria, voltou a pedir à população que fique em casa durante os feriadão de seis dias, iniciado nesta quarta-feira (20) em algumas cidades do estado, como forma de evitar o aumento de casos de covid-19 e, consequentemente, medidas mais restritivas.
"Nós temos o protocolo do lockdown pronto, eu tenho dito isso nas últimas duas semanas. Mas se pudermos evitar, com ações, com medidas e com a solidariedade das pessoas que estão se resguardando, se protegendo e se isolando em casa, melhor. Evitar a medida extrema representa respeito e atitude. Mas se nós não tivermos solidariedade, os índices crescerem ainda mais e colocarmos em risco a vida das pessoas, seremos obrigados a adotar o lockdown."
Doria ressaltou que ele e prefeitos da Grande São Paulo "estão fazendo todo o esforço possível" para evitar um bloqueio total, mas que isso depende de índices de isolamento acima de 55%, o que não vinha sendo registrado nos dias de semana em todo o estado.
"A atual quarentena vai até o dia 31 de maio. Até lá, vamos seguir, observar e enfatizar o apelo para que todos fiquem em casa. Não se movimentem, exceto por necessidade absoluta, e se o fizerem, usem máscara, lavem as mãos com água e sabão ou utilizem álcool em gel", disse o governador. 
O estado de São Paulo registra o maior número de casos em todo o país: 69.859, nesta quarta-feira. Os óbitos somam 5.363. Há também 10.814 pacientes internados com suspeita ou confirmação de covid-19.