Site para checar auxílio sai do ar no primeiro dia de funcionamento



portal da Dataprev para consulta sobre a situação do auxílio emergencial saiu do ar por algumas horas nesta quarta-feira (6), um dia após ser lançado pela instituição em conjunto com o Ministério da Cidadania. 
Quem acessava a plataforma na tarde desta quarta-feira encontrava a seguinte mensagem: "Caro usuário: o sistema encontra-se em manutenção. Previsão de retorno às 2h da madrugada desta quinta-feira, dia 7 de maio. Pedimos desculpas pelo transtorno."
Mensagem do portal a quem tentava acesso

Mensagem do portal a quem tentava acesso

Reprodução/Portal Dataprev
O portal voltou ao ar por volta das 20h30, antes portanto da previsão de retorno.
A estudante de pedagogia Aline Correia, 34 anos, moradora de Londrina, no Paraná, foi quem alertou a coluna sobre a situação. Ela está ansiosa para saber o resultado de seu pedido que ficou em análise desde o dia 7 de abril. Refez o cadastro conforme orientação da Caixa no dia 23 de abril e está aguardando a resposta que ainda não veio. 
Na tarde desta quarta-feira (6), a estudante entrou em contato com a coluna para informar que não estava conseguindo acessar o portal da Dataprev. 

Reprodução/Facebook
Por áudio, ela fez um desabafo: "Oi, Sophia, eu sou a Aline. A gente se sente extremamente enganada porque acha que vai ter uma resposta a respeito do auxílio emergencial, entra no site e está fora do ar. Nosso auxílio era para ter saído dia 7 (de abril), não saiu; dia 23 pediram para fazer o recadastramento a gente fez, não saiu e continua até hoje em processamento. E a gente se sente enganada porque aí a gente entra no sistema e está simplesmente fora do ar."
Outros leitores também reclamavam que não estavam conseguindo acessar a plataforma. A ansiedade se deve ao fato de que, segundo a Dataprev, pela plataforma é possível conferir a análise da segunda solicitação.
Outro lado
Consultada sobre o ocorrido, a Dataprev enviou a seguinte resposta:
"O portal de consultas ao Auxílio Emergencial foi retirado do ar pela Dataprev para manutenção e estará disponível até às 2h da manhã desta quinta-feira (7). A medida foi necessária para atualizar informações da base de dados do site, após identificação de inconsistências em menos de 0,1% de todos os cadastros processados. Reforçamos nosso compromisso de prestar informação com transparência a todos os cidadãos que solicitaram o benefício."
Site da Caixa está funcionando
A página da Caixa Auxílio Emergencial está funcionando e também permite conferir a situação do pedido. https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
_________________________
Fonte:R7