ARARAQUARA REGISTRA O PIOR ISOLAMENTO SOCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO



A cidade de Araraquara registrou na última terça-feira (23), o pior isolamento social do Estado de São Paulo inteiro, com índice de 38%.

A informação foi feita pelo sistema SIMI-SP (Sistema De Informação e Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo), que diariamente faz suas atualizações.


CONFIRA O MAPA:






Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 101– 24 de junho de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Considerando que estamos diante de uma doença nova, que exige alerta constante às suas variações, e com base nos estudos que são realizados diariamente sobre o avanço dos casos na cidade e o perfil das vítimas fatais, o Comitê considera importante a redução da idade da busca ativa para internação de pacientes suspeitos e diagnosticados com Covid-19.

Portanto, a internação preventiva passa a se recomendada para pacientes com idade a partir de 45 anos e para todas as pessoas portadoras de comorbidades, independentemente da idade.

A internação preventiva garante que os pacientes sejam atendidos prontamente e tenham acompanhamento sistemático, evitando assim complicações da doença e mortalidade.

Ressaltamos que a orientação é que as pessoas procurem a UPA da Vila Xavier ou o posto de saúde próximo de sua residência logo que surgir o primeiro sintoma gripal.

O Comitê também informa que, a partir de 1º de julho, volta ao normal o horário de atendimento nos seis Centros Municipais de Saúde que funcionavam até as 20 horas desde o início da quarentena, em 23 de março. São as unidades do Jardim América, do Selmi Dei I, da Vila Xavier, do Santa Angelina, do Melhado e do Jardim Iguatemi.

Estas unidades passaram então a atender pacientes sem agendamento, incluindo pacientes com sintomas gripais e do novo Coronavírus, justamente para ampliar o atendimento da demanda espontânea e evitar a superlotação das UPAs.

Com a organização da assistência em Saúde, incluindo a abertura do polo de triagem e atendimento na UPA da Vila Xavier, a demanda nestes postos no período da noite teve um redução significativa no decorrer das últimas semanas, ao mesmo tempo em que aumentou o número de casos positivados.

Dessa forma, os postos voltam a atender das 7 às 16 horas, e as equipes que atuavam nestes locais no horário estendido vão fortalecer o serviço de bloqueio e orientações diárias que é prestado aos positivados e seus comunicantes.

Também através do Comitê, a Secretaria Municipal da Saúde informa que, a partir de 1º de julho, iniciará a retomada dos serviços de consultas, de exames especializados e os programas da rede básica.

Essa flexibilização dos serviços da saúde será feita de forma gradual e por agendamento, para se evitar aglomerações e garantir a segurança dos pacientes atendidos e dos servidores municipais.

Também foi deliberado pelo Comitê, em conjunto com o Sismar, que a Secretaria Municipal da Saúde vai submeter a testes rápidos para Coronavírus os servidores municipais que fazem atendimento ao público, começando pelo Paço Municipal, que retomou o atendimento presencial no dia 8 de junho, por agendamento, e também pelos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.  Será a extensão da testagem dos servidores municipais, que começou pelas equipes da área da Saúde e da área da Segurança.

O Comitê reforça que o isolamento social continua sendo o principal fator de controle da doença e deve ser respeitado. Mas, quando se torna inevitável sair de casa, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem alinhada ao rosto. A higienização constante das mãos também continua sendo essencial. Os idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença devem permanecer em suas casas, em isolamento social.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 26 casos confirmados de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 24 de junho. Portanto, o município possui hoje 789 casos notificados da doença.

Aguardam resultado de exames 120 amostras. Do total de confirmados, 146 permanecem em quarentena e 633 já saíram.

Hoje, 28 pacientes estão internados. Destes, 17 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 12 casos confirmados. E 11 pacientes confirmados estão em UTI.  Do total de 28 internados, 23 são moradores de Araraquara e 5 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 10 óbitos decorrentes de Coronavírus e um caso suspeito. Trata-se de um homem com 67 anos, com comorbidades, que faleceu na última segunda-feira. O caso espera resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. Todos os dados e estatísticas sobre os bairros com casos confirmados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.
(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.