ARARAQUARA NÃO MUDA PLANO E CONTINUA NA FASE LARANJA.









Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 117– 10 de julho de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 10 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê aguarda a divulgação da nova atualização do Plano São Paulo, pelo Governo do Estado. Na última atualização, a quarentena foi estendida até dia 14 de julho.

O Plano São Paulo vem orientando os passos da flexibilização da economia nos municípios paulistas, através de análises dos índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado, divididas em Diretorias Regionais de Saúde.

A DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e qualquer alteração dependerá do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte desta DRS.

Na coletiva realizada ontem, o Governo do Estado anunciou que Araraquara é uma das três primeiras cidades paulistas inseridas na sua nova estratégia de monitoramento de infectados pelo novo Coronavírus. O objetivo é promover o isolamento dos positivados e dos seus contatos.

Através da criação de uma plataforma tecnológica, está sendo aprimorado o rastreamento de casos positivados e seus contatos. Ela centraliza o sistema de informação e padroniza os protocolos. 

Dessa forma, os protocolos passam a ser mais abrangentes e as pessoas que tiveram contato com casos comprovados por pelo menos 15 minutos, nos últimos 14 dias, passarão a ter o isolamento requerido. Até então, o isolamento era sugerido apenas a residentes dos domicílios onde casos foram comprovados.

As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de Araraquara, que já aplicam um protocolo de monitoramento dos infectados e de seus comunicantes desde os primeiros casos confirmados, vão poder contar com esse apoio adicional.

A meta do Governo Estadual é que 100 municípios participem do projeto até o início do próximo mês e que todos os 645 municípios do estado estejam integrados ao novo sistema até o final de agosto.

O Comitê avalia que Araraquara foi inserida neste projeto piloto, porque já realiza o monitoramento de positivados e comunicantes.
Recentemente, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou sua equipe médica para tele consulta e os contatos com os pacientes passaram a ser feitos a cada 24 horas, inclusive aos sábados e domingos.

Quando é identificado um paciente com piora no caso clínico, há a indicação para que ele procure a UPA da Vila Xavier ou há o deslocamento do médico para realizar a visita domiciliar.

O rastreamento e isolamento dos positivados e seus contatos são apontados pelo Governo do Estado de São Paulo como estratégia fundamental para a eficácia dos programas de gestão da pandemia e retomada de atividades econômicas.