Araraquara registra queda de 77% de usuários no transporte público





Pandemia provoca novas ações no transporte público

Ônibus são lavados e higienizados constantemente em Araraquara; frota em circulação é reduzida por queda de quase 80% no número de passageiros

Por conta da pandemia, que reduziu 77% o número de usuários em Araraquara neste período, os ônibus do transporte público passam por processos de limpeza e higienização ao longo de cada dia. O mesmo procedimento é realizado toda noite, após o final das operações.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus’, na quinta-feira (9), via Facebook da Prefeitura, o diretor da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, falou sobre esse e vários outros assuntos ligados ao setor.

Segundo Nilson, o Consórcio Araraquara de Transporte (CAT), que opera o transporte público no município, tem equipes especializadas que realizam o procedimento de limpeza e higienização dos ônibus, no Terminal Central de Integração (TCI) e nas garagens.

“Cada ação dura cerca de três minutos no TCI, que também passa pelo procedimento feito pela Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), além das equipes de limpeza, que atuam das 5h à 0h”, disse. Também há recipientes de álcool e gel espalhados pelo Terminal para o uso das pessoas.

Vale ressaltar que todo usuário do transporte público de Araraquara tem que estar de máscara nos ônibus. Todos os operadores do sistema passaram por testes de Covid-19 e trabalhadores dos grupos de risco foram afastados, segundo do diretor da CTA.

Ainda de acordo com Nilson Carneiro, a pandemia reduziu a frota em circulação porque o movimento de passageiros caiu 77% em Araraquara nos últimos meses. “Por isso, há um distanciamento maior no interior dos carros entre os passageiros”, explicou.

Mesmo nos horários de pico o movimento é tranquilo, já que o comércio está funcionando somente das 12h às 16h e as escolas estão fechadas. 
A partir das 22h, começam a circular os quatro corujões das linhas Norte/Sul e Leste/Oeste. Os itinerários dos corujões estão disponíveis nos sites do CAT e da CTA e no aplicativo ‘Seu Ônibus’.

Ainda vale destacar que o app ‘Seu Ônibus’ traz a lista de todas as linhas disponíveis na cidade, além dos pontos de ônibus mais próximos dos usuários. Para tanto, basta ao passageiro ligar o GPS do celular e observar no mapa do aplicativo.

Outras melhorias
Também coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro ainda destacou na entrevista a importância da faixa especial para motos, instalada pela Prefeitura nos principais corredores de semáforos da cidade para oferecer mais segurança a motociclistas e ciclistas.

“A meta é instalar esse equipamento nos cem cruzamentos de trânsito de Araraquara visando reduzir ainda mais os índices acidentes de trânsito”, enfatizou.

Sobre as lombofaixas, ou faixas elevadas no mesmo nível das calçadas, Nilson Carneiro, afirmou que cerca de 40 delas já foram instaladas próximo a escolas e em outros locais de grande movimento de pedestres.

Esse dispositivo também visa aumentar a segurança do pedestre, que tem prioridade ao atravessar as vias públicas. Ao longo deste ano, já foram instaladas cerca de 150 lombadas pela cidade.

Nilson Carneiro ainda comentou sobre a operação tapa-buracos realizada em diversos bairros, como a que é realizada agora no Santa Angelina. Até o final do ano, a previsão é que a operação vai atingir vários outros bairros da cidade.