Banhistas lotam praia com acesso restrito em dia ensolarado no litoral de SP













Dezenas de banhistas foram flagrados aproveitando o dia ensolarado na praia da Riviera de São Lourenço em Bertioga, no litoral de São Paulo. Apesar do acesso restrito apenas às práticas individuais de esporte, muitas pessoas armaram cadeiras e toalhas na areia e não seguiam as recomendações de distanciamento social e uso de máscaras.
O flagrante aconteceu em meio à pandemia do novo coronavírus, em que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações. Nas imagens, não é possível ver pessoas caminhando na beira do mar, sem máscaras, na tarde deste sábado (4). Outros, ainda pararam para conversar em pequenos grupos, também sem utilizar máscaras, que é de uso obrigatório, ou praticando o distanciamento social.
As praias dos municípios da Baixada Santista haviam sido proibidas para o acesso à população no início da pandemia de Covid-19, em março. Porém, desde que a região mudou para a fase laranja do Plano São Paulo, as prefeituras estão promovendo flexibilizações graduais.
Em Bertioga, podem ser feitas atividades ao ar livre de segunda a quinta (exceto feriados), das 6h às 18h. Caminhadas, corridas e ciclismo, todas realizadas de maneira individual, podem ser feitas na faixa de areia das praias. O surfe, a canoagem e a natação estão permitidos, individualmente, em rios e no mar.
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que equipes da administração municipal têm intensificado a fiscalização nas praias, cujo acesso está liberado apenas para a prática de atividades físicas individuais na faixa de areia e mar, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, surf e canoagem.
Ainda segundo a administração municipal, não é permitida a montagem de mesas, cadeiras, guarda-sóis e tendas. A Prefeitura de Bertioga reforçou a importância da colaboração da população em manter o distanciamento social, evitando aglomerações, neste momento de enfrentamento à Covid-19.
Bertioga tem 730 casos confirmados, 72 casos suspeitos, 14 pessoas internadas por conta da Covid-19. A cidade também contabiliza 13 mortes e 569 recuperados da doença. Os dados são do último boletim enviado pela administração municipal, na noite deste sábado (4).
Covid-19 no litoral de São Paulo
A Baixada Santista, região de São Paulo, registrou novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com as notificações das cidades, a região soma 25.638 casos confirmados e 1.035 óbitos causados pela doença. De acordo com os boletins divulgados pelos municípios, são 3.441 casos suspeitos, 56 mortes sob investigação e 17.366 pacientes que se recuperaram da doença. Neste sábado, apenas Guarujá não atualizou o número de casos.