Doria diz que vacina do Instituto Butantan estará disponível em janeiro




O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (27) que a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac deve ser distribuída em larga escala a partir de janeiro de 2021 gratuitamente.

"A quantidade necessária para iniciar a imunização da população brasileira, pode ser aplicada já no início de janeiro com o SUS, com aplicação gratuita em toda população. A melhor notícia que poderíamos ter é a vacina", declarou o governador em entrevista concedida à Rádio Itatiaia.
Segundo o tucano, a “Coronavac", como é conhecida, deve obter autorização para distribuição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até o início de dezembro. A terceira fase de testes, que conta com 9 mil voluntários por todo o país, deve ser finalizada em outubro.
"Abril do ano que vem já teremos, com toda segurança, a imunização e a tranquilidade que as pessoas poderão celebrar festas, atividades, eventos musicais ou esportivos, sem risco para sua saúde ou sua vida'', disse Doria.
Para acelerar a produção da vacina, o Instituto Butantan abrirá um programa de doações com o objetivo de dobrar o ritmo de confecção da Coronavac. De acordo com o anunciado pelo próprio Doria, a ideia é atender a demanda brasileira e até mesmo exportar para nosso vizinhos.
"Hoje iniciamos um programa de solicitação de doações para que ele possa arrecadar R$ 130 milhões e investir em equipamentos e tecnologia para aumentar a capacidade de produção, que hoje é de 120 milhões da Coronavac. Por que aumentar a produção? Para o atendimento da totalidade de brasileiros, já que a vacina será aplicada duas vezes. Então, pretendemos dobrar para 240 milhões de vacinas para atendermos todos os brasileiros. Havendo uma segunda ou terceira vacina, o Butantan vai exportar para países vizinhos", disse o governador na semana passada.

Fonte:br.noticias.yahoo