Hospital do Ibirapuera vai receber pacientes do interior de São Paulo




O Hospital de Campanha do Complexo do Ibirapuera passará a receber pacientes diagnosticados com covid-19 de Campinas e de outras regiões do interior de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

"Isso para permitir um atendimento correto e efetivo sem o aumento de custos, não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se temos um hospital de campanha montado e operando em boas condições, seguindo as regras de sanitárias plenas. Não há necessidade de gastar dinheiro público para desmontar o hospital e montar um em Campinas. Mais barato e mais eficiente providenciar transporte e ambulâncias com UTI e abrigar esses pacientes no Complexo do Ibirapuera."

O interior de São Paulo, que tem dez regiões com restrição total ao comércio não essencial, responde por 70,8% dos novos casos de covid-19 registrados no Estado, segundo balanço divulgado na terça-feira (7), pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. No acumulado desde a chegada da pandemia, por outro lado, a capital ainda foi o local da morte de 43,4% das vítimas da doença.


Com a dimuição da propagação de casos covid-19 na capital e o aumento nos municípios do interior, o Hospital de Campanha construído no Complexo do Ibirapuera será, segundo João Doria, referenciado para atender os pacientes em Campinas e no interior do estado. A estrutura possui 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de UTI que atenderão os pacientes do interior.
Está prevista para a próxima sexta-feira (10) o anúncio da nova avaliação dos municípios dentro do plano de reabertura econômica do Estado, que classifica cada região segundo cores, determinadas a partir dos indicadores de novos casos.
Segundo o governador, foram criados 662 novos leitos de UTI em Campinas. No estado de São Paulo, existiam 3.600 leitos de UTI que passaram a ser 8.100 leitos, homologados em 90 dias. "Este será um dos legados do coronavírus em São Paulo e no país."
O país registra 1.668.589 casos confirmados de covid-16 e 66.741 óbitos. Em São Paulo, existem 341.365 casos confirmados e 16.788 mortes. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado permanece em 64,5% e na Grande São Paulo em 63,5%. São 5.616 pessoas em UTIs e 8.726 internadas em leitos de enfermaria. 

Fonte:R7