Jovem acha sucuri de 2 metros em alagamento e coloca cobra no pescoço: 'agi por impulso'





O funcionário de uma granja, Cleisson Figueiredo Santos, de 22 anos, capturou uma sucuri de quase dois metros em meio a um alagamento no bairro Jardim Olímpico, na zona Oeste de Boa Vista, nessa quarta-feira (22). Mesmo com medo, ele disse que, no impulso, pegou a cobra com receio que ela atacasse alguém.
Cleisson disse que estava conversando com alguns amigos na esquina de casa, quando se deparou com a serpente que passava próximo a eles.
"FiqueI com medo porque não sabia o que ela poderia fazer comigo ou com as outras pessoas que estavam lá. No impulso, peguei ela pela cabeça e coloquei no pescoço. Agi por impulso, foi no susto", disse.
Por conta da forte chuva que caiu nesta quarta, a rua da casa do jovem ficou completamente alagada. A sucuri estava imersa no alagamento.
"Como choveu e entupiu o bueiro, a rua ficou toda alagada. Acredito que a cobra tenha aparecido por conta disso", disse o jovem.
Uma moradora do bairro filmou Cleisson com a cobra no pescoço. Nas imagens, é possível ver Cleisson segurando parte da cobra, enquanto a calda do animal passa por seu pescoço. O jovem afirmou que pouco depois soltou a sucuri em um área de mata próxima da região.
Apesar de não ser peçonhenta, a sucuri pode ser agressiva caso sinta-se em perigo, "podendo dar mordidas com algum grau de severidade, portanto não é aconselhável manuseá-la", de acordo com pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo.
Ainda conforme o pesquisador, a espécie está sempre associada a ambientes aquáticos e, devido às chuvas é possível que ocorra a aparição em áreas inundadas, incluindo ruas e domicílios da cidade.
O pesquisador alertou, ainda, que nesses casos é necessário acionar os Bombeiros ou a Polícia Militar, que são os órgão com conhecimento técnico apropriado para lidar com estes tipos de situação.
"Caso encontrem algum animal silvestre, e que possa oferecer algum risco ao animal ou às pessoas, busque entrar em contato com os órgãos ambientais ou de segurança de sua cidade: em Boa Vista, o Corpo de Bombeiros 193, ou a Polícia Militar 190", orientou Endo.
Cobra foi encontrada no bairro Jardim Olímpico, zona Oeste de Boa Vista — Foto: Arquivo pessoal
Cobra foi encontrada no bairro Jardim Olímpico, zona Oeste de Boa Vista — Foto: Arquivo pessoal


Fonte:G1