Araraquara continua na fase amarela






Pela manhã, Estado havia confirmado que Araraquara regredia de fase, mas durante coletiva, informação foi retificada - Araraquara segue na fase amarela do Plano de Flexibilização.






Araraquara permanece na fase amarela do Plano São Paulo, conforme divulgado há pouco pelo Governo do Estado em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A cidade fez a lição de casa, se preparou, se organizou e hoje, apesar do avanço do número de casos na última semana, a cidade permanece como a com menor letalidade do estado em virtude, dentre de outras coisas, do protocolo de internação precoce e da ampla capacidade de testagem da população.
A manutenção na fase amarela se deu com base no desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar dos 24 municípios que o compõem. Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 51% e de leitos de UTI é de 21%.
O Comitê está atento e reforça que, independentemente da classificação do DRS no Plano São Paulo, o grupo de risco da Covid-19 deve permanecer em isolamento social. É grande o número de idosos que estão circulando pela cidade, fato que preocupa demais as autoridades de saúde.
Da mesma forma, é fundamental o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o cuidado com o distanciamento de pelo menos 1,5 m, por quem precisa sair para trabalhar.
O setor econômico também deve continuar fazendo sua parte, cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários apresentados pelo Comitê.
O vírus está circulando na cidade e, mesmo com toda a estrutura montada na Saúde para atendimento médico, somente com a conscientização e participação de todos nos cuidados pessoais e coletivos, será possível conter a transmissão.