APARECIMENTO DE LUZES ''ESTRANHAS'' SÃO FLAGRADAS NO CÉU DE ARARAQUARA
















Na noite da última quinta-feira (03), algumas pessoas flagraram umas luzes ''estranhas'' no céu de Araraquara.

As famosas luzes que assustou algumas pessoas são satélites da rede starlink, projeto que pretende criar uma rede de acesso á internet de alcance mundial.




Será um pássaro? Um avião? Uma invasão alienígena? Moradores das cidades de Auckland, na Nova Zelândia e de Cascavel, no interior do Paraná, observaram na quinta-feira passada (30/01) um estranho fenômeno no céu: um “cordão” de estrelas brilhantes, se movendo em conjunto.


Embora impressionante, o fenômeno tem uma explicação simples: as luzes são provenientes do quarto lote de 60 satélites da constelação Starlink, da SpaceX, lançados ao espaço a bordo de um foguete Falcon 9 um dia antes.



Logo após o lançamento os satélites orbitam por cerca de um dia a 290 km de altitude, enquanto testes são realizados. E embora não tenham luz própria, neste período eles estão no “ponto exato” para refletir a luz do sol e serem visíveis em solo.
Depois dos testes os satélites funcionais são manobrados para suas posições definitivas, a 550 km de altitude, quando não são mais visíveis. Quaisquer satélites defeituosos são deixados na órbita inicial e eventualmente são incinerados ao reentrar na atmosfera.
A SpaceX pretende usar a Starlink para fornecer um serviço de acesso rápido à internet em qualquer lugar do planeta. Atualmente 242 satélites estão em órbita, mas a constelação inicial contará com 1.600 satélites, com uma previsão de 12 mil em meados da década e mais de 40 mil nos anos seguintes.

Fonte: UOL