Bomba queima e 16 mil moradores estão sem água em Américo





Moradores de Américo Brasiliense estão revoltados, pois desde de sábado (12), estão sofrendo com a falta de água nos bairros Centro, Luiz Ometto, Jardim Planalto e arredores.


CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA


Américo Brasiliense, 14 de Setembro de 2020
Aos Moradores de Américo Brasiliense:
A Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, vem através deste, informar e dar esclarecimentos a causa de falta d'agua no centro da cidade e bairros Luiz Ometto, Planalto e regiões próximas.
1. Devido ao grande aumento da temperatura e o baixo nível do lençol freático em nossa região e também o aumento de camadas de areia e quartzo no fundo dos poços artesianos, somado com o aumento de consumo, causando mais uma vez a queima da bomba do poço 07, já que não faz paradas para resfriamento e que sendo responsável pelo abastecimento de água desses setores citados acima.
2. A empresa para a troca da bomba reserva já está se deslocando para o local e o procedimento está programado para acontecer a partir das 08h da manhã desta segunda-feira (14/09).
3. Os serviços realizados no sábado(12/09) realizado pelo Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente, foi para constatar a real situação da bomba. Sendo assim, acionando a empresa para a troca da bomba no início da noite deste sábado(12/09). Por conta deste serviço, a Prefeitura disse “a prefeitura municipal já está trabalhando no local, para melhor atender”, antes da constatação dos fatos acima citados.
4. A divulgação na rua, através do carro de som, anunciou o retorno da água às 19h, porém não tinha água necessária no reservatório para atender a demanda da população, assim o Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente, aguardou o nível necessário do reservatório para que a água chegasse nas casas das pessoas com a pressão necessária para atender o abastecimento da rede.
5. A água foi reaberta a população as 20h30 da noite de domingo(13/09) sendo fechada novamente as 23h.
Para suprir a demanda, o abastecimento está sendo interrompido no dia de hoje, 14 de Setembro das 10h da manhã, fechando novamente às 14h. Reabrindo já com o problema resolvido ás 18h.
Alertamos a todos e ressaltamos que:
1. Diferentemente do que algumas pessoas publicam, temos bombas reservas para todos os poços da nossa cidade, dependendo assim, da empresa apta e habilitada para efetuar os serviços, empresa que conta com guinchos gigantes, com capacidade mínima de 50 toneladas, para extração e colocação da bomba. Sendo que a Prefeitura Municipal, mantém um contrato com essa empresa, que está trabalhando com funcionários reduzidos e não trabalha mais aos finais de semana, por conta da Pandemia de COVID-19, políticas da empresa que a Prefeitura Municipal não pode interferir.
2. A Prefeitura Municipal, está trabalhando também, na finalização de outro poço nas imediações dos bairros São José I e II para melhorar o abastecimento de água em nossa cidade.
3. Também para melhorar o abastecimento, várias adutoras para interligar os poços de Américo Brasiliense, foram construídas, porém com o alto consumo, as bombas não estão dando conta da extração e nem da reservação das caixas d'água.
A Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, pede desculpas a todos, pelos transtornos ocorridos em relação a essa situação, cientes de que são fatos gerados por situações adversas e casos fortuitos alheios à nossa vontade.
Contamos mais uma vez com a compreensão do povo ordeiro e trabalhador de nossa cidade neste momento, certos de que nos próximos dias, com trabalho árduo de nossa equipe, estará sendo resolvido.
Obrigado a todos, ótima semana e que Deus os abençoe!
Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense
Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente
Departamento de Comunicação