Adolescente produz pães artesanais para comprar um piano

 



Raul Sá, um adolescente de 13 anos, está fazendo sucesso nas redes sociais por uma atividade inusitada: fazer e vender pães.

O garoto passou a se dedicar à atividade, que aprendeu com a mãe, para realizar o sonho de ter um piano. Em pouco mais de um ano comercializando os pães artesanais, e com o apoio de familiares, ele finalmente conseguiu obter a quantia necessária, de R$ 8 mil, para comprar o instrumento musical. 

Raul mora com os pais, Meriele e Getúlio, e os irmãos, Benjamin e Davi, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele cursa o oitavo ano numa escola em Campinas e, nas horas vagas, se dedica à panificação. As encomendas podem ser feitas pelo perfil do garoto no Instagram.

Raul aprimorou a receita e oferece os pães em diversos sabores

Raul aprimorou a receita e oferece os pães em diversos sabores

Arquivo Pessoal

"Comecei a me interessar por piano quando aprendi a tocar teclado. Um dia, minha escola ganhou um piano e eu tentei tocar, achei aquilo incrível e falei para minha mãe que queria ter um em casa", diz Raul.

"Ela tinha acabado de me ensinar a fazer pão, nas minhas férias de julho de 2019. Logo depois, minha mãe me estimulou a fazer os pães e vendê-los para conseguir comprar o instrumento", conta ele.

Inicialmente, Raul vendia os pães artesanais para familiares e amigos. Mais tarde, a produção cresceu e, com o apoio dos pais, Raul criou uma conta no Instagram para divulgar sua produção e ajudar nas vendas.

Arquivo Pessoal

O volume de encomendas é variável, mas já foi o suficiente para conseguir o valor para a compra do piano. "Muitos familiares contribuíram, como presente de Natal, mas eu tive que produzir os pães por um ano para juntar o dinheiro", diz ele, orgulhoso.

O modelo do piano já foi escolhido, mas o instrumento musical deve chegar à casa de Raul apenas em dezembro, pois o imóvel está passando por uma reforma.

"Já fiz músicas com meus amigos, instrumentais, no piano, e pensei em seguir a profissão de músico, mas hoje imagino que será um hobby, por enquanto", conta.

Mesmo com o objetivo inicial cumprido, o menino pretende continuar com a produção e venda dos pães. "Quero agradecer à loja de bolos Ana Brasileira, que é minha parceira e onde meus clientes podem buscar o pão, e também a Deus, que me permitiu fazer tudo isso", diz Raul.

A família reunida para apoiar o adolescente a realizar seu sonho

A família reunida para apoiar o adolescente a realizar seu sonho

Arquivo Pessoal
Fonte:R7