Grande meteoro explode em luz no céu do Rio Grande do Sul

 



Um grande meteoro foi registrado durante a madrugada desta quinta-feira (1°) no céu do Rio Grande do Sul. O clarão provocado pelo fenômeno impressionou observadores.

Nas imagens, é possível ver o exato momento em que o meteoro entra na atmosfera e depois explode em um clarão. As imagens foram feitas pelas câmeras de um observatório particular de Taquara, cidade que fica a cerca de 80 Km de Porto Alegre.

Desde 2016, quando o observatório começou a acompanhar o trabalho, esse foi o maior meteoro já registrado. É provável que alguns pedaços tenham resistido ao calor da entrada da atmosfera.

Os fragmentos que podem ter resistido à explosão são bastante atrativos e, por serem formados por substâncias que não existem na Terra, eles têm um alto valor econômico.

Outro evento

Um fenômeno parecido já tinha assustado moradores do Nordeste este ano. Um meteoro passou pelo céu de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. Além do clarão, o barulho causou espanto e medo. 

Segundo o diretor do Observatório de Taquara, Carlos Fernando Jung, desde janeiro, 11 mil meteoros caíram nas áreas monitoradas do Rio Grande do Sul.


Fonte:R7